terça-feira, 13 de outubro de 2015

UMA LINDA NOTÍCIA !

                                          CUBA AMNISTIA OS MÉDICOS DESERTORES


Obama faz um acordo com Castro  e os médicos que saíram de Cuba podem   regressar .


Barack Obama está facilitando o regresso dos médicos desertores ao seu país . Não serão exercidas represálias  aos que abandonaram a ilha para trabalhar no estrangeiro conforme afirmou Raul Castro ao presidente dos EUA. 
Atá agora durante 7 anos estavam impedidos de regressar  e era anulado o título de médico . 
Espera-se que milhares  de médicos e enfermeiros queiram voltar . Há no país 400. 000 profissionais de saúde numa terra de 11,5 milhões de habitantes . Cuba conta com mais de 85000 médicos , um por cada 130 pessoas  o que constitui um dos melhores indicadores do mundo .

UMA SAÚDE EXEMPLAR 
(( El PAÍS  de 13 Outubro 2015 )

A saúde cubana segue a anos de luz no âmbito da saúde pública  latina americana . Não obstante  o exíguo salário dos profissionais  -60 dólares aproximadamente o que corresponde a 53 euros-  enquanto no estrangeiro recebem 1000 dólares mensais   . 
Fontes oficiais cubanas  anunciaram que todos os profissionais de saúde que desejem podem regressar   garantindo  a sua integração , acesso a informação especializada  e literatura médica  em todas as especialidades . Participarão em congressos  e missões fora do país  e a duração não conta.
OS DOIS LADOS DA MOEDA !
Há que saber ver o bom e o que hoje lemos no EL MUNDO É QUE A SAÚDE EM CUBA É A QUE NO MUNDO TEM MAIOR PROTEÇÃO:

Sem comentários: