quinta-feira, 22 de outubro de 2015

LEMBRAM-SE DA PIDE ?

Não vamos dizer a nossa idade pois já a temos referido tantas vezes que não nos apetece que pensem que  a senilidade nos domina.
Porém
Andamos na Faculdade no tempo de Salazar e Marcelo Caetano.
 Sabíamos muito bem que tudo o que dizíamos ou fazíamos sob o aspecto político era potencialmente perigoso. Chegávamos a duvidar  da amizade de colegas nossos .....Seriam da Pide ?
Mais tarde  chegamos  a ter um colega nosso, professor no mesmo liceu,  que o era.
Era mesmo ! E denunciava as nossas conversas e opiniões.

Os tempos mudaram


 A PIDE FOI EXTINTA 

 MAS

Deixou marcas. Acreditem que deixou. Sem termos consciência disso ficou o medo de falar, de opinar livremente, de trocar ideias francas e abertas sobre a política na nossa terra. Ficou. Está !

NÃO HAVERÀ CONSCIÊNCIA DOS PERIGOS QUE CORREMOS ?

ACHAMOS QUE É POR MEDO DO QUE OS OUTROS PENSAM  QUE NINGUÉM FALA


ACREDITEM QUE NOS ÚLTIMOS DIAS NINGUÉM   COMENTA A  SITUAÇÃO POLÍTICA QUE SE VIVE.
ONTEM
HOJE
NO HOLMES PLACE  , ONDE SE FALA DE TUDO E DE TODOS, NÃO FOI FEITA A MENOR REFERÊNCIA Á  INESPERADA UNIÃO DA ESQUERDA PARA  DERRUBAR A COLIGAÇÃO.
AMIGAS / AMIGOS - SILÊNCIO TOTAL !
NEM UMA PALAVRA ....
UMA SIMPLES PALAVRINHA...
NÃO ACHAM ESTRANHO ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que há medo? Então eu não fui atacada por esse vírus em nada, o que tenho a dizer com as pausas de pensamento necessárias, eu digo se acho que não está certo. E gosto que me corrijam e agradeço, porque de contrário, fico a pensar que renho razão? Claro que apanhei sustos e tive medos na altura do fascismo, mas, nunca recuei. E nessa altura o que eu ouvia era: a Rádio Portugal Livre ou a Voz da Liberdade com um copo de água encima do rádio, porque se dizia: que abafava o som e a PIDE não ouviria. Enfim, "Confesso que Vivi " Embora este seja o título do livro de Pablo Neruda serve perfeitamente para mim. Linda