segunda-feira, 12 de outubro de 2015

15 de Outubro / DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES RURAIS

Igualdade legal mas não real para a mulher do campo

"Solo un centenar  de mujeres  se han acogido  desde 2011 a la norma que les reconoce  la titularidad  compartida  de las explotaciones  agrarias "


pr
As coisas mudaram.
Pois mudaram

As camponesas que nós conhecemos já não se vestem assim.
São diferentes.
"Lindas e produzidas "

Mas mudaram TODAS ?

" AS ASSOCIAÇÕES
 CRITICAM A FALTA DE INFORMAÇÃO E OS ENTRAVES BUROCRÁTICOS"

Há muitas que desconhecem os seus direitos .

NAS VÉSPERAS DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES RURAIS  ( A 15 de Outubro) a presidente da Fademur  que só a Espanha  e a região belga  de Valonia  contam com um sistema  legal  de titularidade  comparticipada . Tem que haver igualdade real  entre homens e mulheres no âmbito rural 
E , assim seria saldada uma dívida histórica  com as mães , avós e filhas que durante séculos regaram com o seu suor os campos de Espanha.


Acreditamos que ainda há , tanto em Espanha como em Portugal , muitas mulheres que estão pouco informadas( ou mal informadas) acerca dos seus direitos. No sul acreditamos que elas estão mais politizadas mas no Norte, transformado em deserto ,quantas não haverá que ignoram totalmente essa titularidade comparticipada ?

SERÁ  QUE NO NOSSO PAÍS SE DÁ ATENÇÃO AO DIA 15 de OUTUBRO ?



Como é realizada a apanha da azeitona ?
Homens e mulheres recebem salário igual ?

Que bom seria que aqueles que vivem da política  se dedicassem mais a estas mulheres desprotegidas  do que a guerrilhas que  a nada  levam  e só servem para aumentar o descrédito duma classe  que já anda  bastante  pelas ruas da amargura....

Sem comentários: