quinta-feira, 9 de agosto de 2012

OS PORTUGUESES ESTÃO A APRENDER

Os portugueses estão a aprender a viver.
Devagarinho,  mas estão .
Nós, também.
Há muita coisa que comprámos há anos, que hoje  consideramos um absurdo. Estamos a pensar nos tapetes persas autenticados  que nos custaram os olhos da cara e hoje achamos que foi uma loucura. Montes de euros para calcar com os pés.
Disparate !
Pois acabámos de saber que
Os multibancos estão com quebra recorde de quase mil milhões
Menos 539 milhões em pagamentos e menos 369 milhões de levantamentos nas caixas.
A seguir ao Natal de 2011, os portugueses caíram em si e devem ter pensado que não se brinca com coisas sérias .
A crise veio e não se sabe quando se vai.
Ora , há que ter calma.
O governo , através do primeiro -ministro Passos Coelho , comentou recentemente que " temos de passar por este processo , não estamos a acelerá-lo de uma forma artificial, não estamos a exigir demais ".É preciso romper com o passado". 
Parece que a mensagem está a ser recebida . Segundo a base de dados do banco central , o valor em compras está a cair há precisamente sete meses consecutivos e os levantamentos há 16. .Nunca na história do euro, antes desta crise , os dois indicadores tinham recuado.

Nós, consideramos que o uso e abuso dos cartões de crédito é dos maiores flagelos da sociedade actual.
Pega-se no cartão.
Já está pago.
A sensação é diferente da que se tem , quando se pega em dinheiro.
Por isso estamos sempre a chamar a atenção para os juros astronómicos que eles cobram.
Assim, esta notícia leva-nos a dizer com toda a alegria.
Que bom !
Os portugueses estão a aprender a viver com regras.
Custa ?
Claro que custa.
Mas tem que ser.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não é o problema dos cartões que me deixa a pensar porque nunca dei o passo maior que a perna. É o governo mexer no que me pertencia por direito, não ser igual para todos. Mas o que mais me preocupa, é aqueles que estão desempregados e tem que ir comer de esmola depois de uma vida de trabalho. Linda

Anónimo disse...

Concordo consigo : É bom o conjunto dos Portugueses gastar menos. Agora hà que fazer um reparo : Uns hà que são forçados a gastar muitissimo menos e passam fome - os desempregados. Outros hà que continuam a gastar o que gastavam - Os militares ,por exemplo. No seu conjunto os portugueses têm de gastar menos porém a diminuição do consumo devia ocorrer no grupo dos que mais gastam e não no grupo dos que menos gastam e estão já no limiar da sobrevivência. Faz sentido diminuir o RSI de 200 e poucos euros para cento e tal por mês? Lógico que não. A redução do consumo devia fazer-se à custa de quem mais gasta e não à custa de quem já quase nada tem . Isto é òbvio mas parece esquecido pelas elites intelectuais.