terça-feira, 21 de agosto de 2012

QUE ESCOLHER ?

Foi difícil escolher uma página que vos proporcione na íntegra o prazer que nós tivemos ao ler " Ética do amor ".
Acabámos por optar por esta que nos revela a sua visão dum casal.

O que é um casal?
O casal é o amor complementado pela amizade. Dois seres diferentes que se integram para se alimentarem mutuamente num mesmo nicho afectivo, sem pôr em causa o seu crescimento pessoal nem a possibilidade de cultivar as suas diferenças. 
A vida em casal é um dos maiores desafios do mundo contemporâneo . As dificuldades para a vivência na intimidade atingem tal magnitude que poderíamos falar duma espécie de desastre cultural , fruto de um grande analfabetismo afectivo que nos impede de conciliar 
duas necessidades básicas : a mútua dependência e e o crescimento da singularidade
A chantagem afectiva  leva a que a vida do casal se torne , com frequência insuportável.Esta chantagem consiste em fazer saber ao outro de maneira explícita ou implícita que lhe damos o nosso carinho , quando e como nós quisermos. Esta situação gera ódios e violência , pois à medida que um dos membros do casal cresce , o outro mostra-se inseguro e desgostoso , retirando-lhe o apoio afectivo.
A vida em casal é difícil porque é uma experiência cultural contemporânea, sem antecedentes na história. Até Há pouco tempo  a mulher era subjugada e menosprezada pelo homem , sendo-lhe negados , inclusivamente, os seus direitos civis. Nas últimas décadas  a mulher adquire uma condição de igualdade legal face ao homem , sendo criada a possibilidade duma autêntica vida de casal. No entanto,não foi nada fácil avançar na construção de relações amorosas que mantenham , para homens e mulheres , condições de igualdade e reciprocidade. 
A batalha entre sexos, que durante tantos séculos a humanidade travou , transfrere-se com frequência para a intimidade do casal , dificultando o bom funcionamento do casal.
E depois ?
Depois , sabemos como é.
Os jornais dão-nos diariamente relatos de violência doméstica. 
Reparem 
Na maior parte dos casos eles matam porque não aceitam perder o poder.
   
 A Ética do Amor , fala-nos do tal mundo em mudança.
Mas mudança que só é possível fazer com respeito, ternura e ética.
Não vale tudo no amor.

Como em todas as relações , deve imperar a não invasão do espaço do outro.
A verdade.
O altruísmo.
A cumplicidade.
A bondade (porque não ? )
E acima de tudo 
A consideração.
O respeito. 
Ética no Amor 
Que tema apaixonante !

Sem comentários: