sábado, 25 de agosto de 2012

AINDA OS AROMAS


Ainda não estamos no Outono.
Ainda não.
Mas , hoje, deparámos com um pequeno livro , que nos levou até ele.
Foi, no Corte Inglês. Ao comprarmos os jornais habituais, vimos sobre o balcão " As Folhas Caídas " de Almeida Garret.
E, o nosso pensamento galopou em direcção ao poema que mais nos emociona e faz vibrar desde a nossa juventude -  Os cinco sentidos.
Como é possível reunir todas as sensações que o amor proporciona numa poesia ?
É a tal química , tão em moda actualmente.
Mas que ela existe, existe.
E, não há dúvida que , quando o amor se manifesta em toda a sua plenitude os 5 sentidos estão lá.Têm que estar. É fundamental que estejam.
A ti! A ti só, os meus sentidos .
Todos num confundidos , 
Sentem 
Ouvem 
Respiram 
.........................
Pois ao amor está sempre associado o aroma .
Fica.
Como o cheiro do leite da nossa mãe.
De há muito se sabe a relação estreita do olfacto com a memória
Mas, agora está demonstrado  que nos doentes de Alzheimer , a sua perda pode ser o primeiro sintoma e trata-se de um elemento para avaliar a evolução da doença :
"Por isso  se investiga a possibilidade de a mucosa olfactiva poder vir a ser estudada como marcador precoce de doenças degenerativas ".
Em Portugal, ainda não há registos mas nos Estados Unidos sabe-se da existência de cerca de 14 milhões de pessoas com problemas olfactivos crónicos. E há um agravamento do problema com o envelhecimento.
"Estudos demonstram que 50% da população entre 65 e 80 anos apresenta uma significativa diminuição da capacidade olfactiva, número que atinge os 75 % na população acima dos 85 anos"


Quem diria ?
Nós , que tanto nos preocupamos com os aromas, sentimo-nos felizes por a nossa memória olfactiva estar em plena forma.
E  confessamos que um dos nossos passatempos preferidos é conhecer novos perfumes , mesmo voltando usualmente aos antigos.
A nossa casa agora cheira a jasmim branco e é um prazer abrir a porta da rua e ter a sensação que estamos a entrar num jardim.
Tudo ajuda à felicidade.
Como a tal menina bonita  ontem nos disse:
Felicidade é soma de pequenas felicidades.

1 comentário:

Anónimo disse...

Então da minha parte, também não estou mal quanto aos aromas. Falando em descobertas científicas os portugueses estão a dar boas respostas. Sobre o Parkinson sabendo como a doença, novo método de novos instrumentos, para operar o túnel do carpo, quimioterapia mais leve e ainda mais para tratamento de Parkinson. Como sempre quem ouve ouve, e não se repete o que é positivo. Penso que a nossa televisão ou os seus jornalistas são doentios. Disto já dei conhecimento ao senhor Provedor. Linda