sexta-feira, 17 de agosto de 2012

MINEIROS EM GREVE NA ÁFRICA DO SUL

Polícia dispersa a tiro mineiros em greve na África do Sul

Ao ouvirmos hoje o relato do que se está a passar na África do Sul , ficámos estupefactos.
Os confrontos começaram na semana passada , quando centenas de mineiros iniciaram uma greve selvagem . Respondendo ao apelo do AMCU , um pequeno sindicato independente , exigiam receber 12.500 randes por mês ( cerca de 1250 euros ), o triplo do seu salário actual . As primeiras escaramuças estalaram entre partidários do NUM ( o sindicato nacional dos mineiros ) e o AMCU , criado a partir duma dissidência do NUM. Nesses combates morreram 10 pessoas, incluindo dois polícias, que teriam sido atacados pelos mineiros.
Para evitar a repetição dos confrontos , as autoridades enviaram cerca de 3.000 polícias , que aplicaram um cordão de segurança em redor da mina, cuja exploração pertence à empresa LONMIN.
Na quarta -feira houve negociações entre mineiros e autoridades que terminaram sem acordo.
Ontem de manhã verificou-se a explosão de raiva acumulada.
" Somos explorados. Governo e Sindicatos não nos ajudam. As sociedades mineiras lucram com os nossos baixos salários ( 400 euros por mês ). Vivemos em bairros de lata , sem água corrente , recebendo mil randes por mês ( 400 euros ).
Estamos preparados para morrer aqui , se for necessário " 
E os mineiros não recuaram na sua luta que, à primeira vista ,nos parece justa.
Assim o mundo hoje ouviu estupefacto o relato dos acontecimentos na África do Sul.
Dezenas de mortos e centena de feridos em estado grave.
Para já as culpas recaem sobre o aparato policial , desmedido perante as catanas, barras de ferro e paus utilizados pelos manifestantes.
Só nos resta perguntar :
Novamente, na África do Sul onde acreditávamos que a violência tinha terminado para sempre ?


1 comentário:

Anónimo disse...

Esta desumanidade para mim deve-se ao momento do poder de exploração estar a ter de novo o seu lugar no mundo. Os mineiros estavam armados de paus e ferros, era preciso irem com balas verdadeiras? Quem deu a ordem? Voltamos para traz onde morreram mulheres queimadas em uma fabrica por fazerem greve? Está difícil viver com tanta notícia má. Linda