sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O NOSSO METRO

O nosso Metro , sempre foi um motivo de orgulho.Dos melhores que conhecemos. Estações enormes, lindas e  primorosamente decoradas!
Assim, lastimamos o estado de falência a que chegou devido a políticas abusivas e erradas que não tiveram em conta os interesses dos utentes.
Sim.
Estamos hoje a pagar os erros do passado.

Ontem , ouvimos as palavras de Jerónimo de Sousa, acerca da diminuição de carruagens que actualmente se verifica neste meio de transporte.
O dirigente máximo do PCP é alguém que respeitamos e nos merece uma especial simpatia e , assim , vamos dizer-lhe o que pensamos das suas opiniões.
- Está errado e não tem razão no que afirma.
  O número de carruagens diminuiu em certos trajectos e a certas horas e , essa é uma medida sensata e de interesse público. Jerónimo de Sousa referiu-se ao facto, referindo a aglomeração de passageiros em horas de ponta e a situação de perigo que isso representa.
Ora, não se justificava que o Metro funcionasse com 5 carruagens ao sábado e domingo e em certos percursos  . Daí a redução.
Hoje, como sempre , deslocámo-nos no Metro e vimos que tinha as 5 carruagens. Eram 10 h e depois 12 e levava poucos passageiros.
No mês de Agosto porque razão não reduzir o número de carruagens  ? E , mesmo depois, quando se verificar menor afluxo de passageiros ?
Qual é o país que à hora de ponta , não verifica enchentes ?
Conhecemos o Metro de Singapura ( considerado modelo ) e o de Pequim ( igualmente de grande categoria ) e afiançamos que a maior parte dos seus passageiros não tem lugar para se sentar e isso não é razão para afirmar que corre perigo.

Se for referida a falta de limpeza que se verifica e  o facto de se encontrar várias escadas rolantes avariadas, de acordo.
Agora , dizer-se que a diminuição do número de carruagens constitui um perigo potencial, isso é errado e não ajuda.
Apreciamos criticas justas e merecedoras de atenção.
Esta, que denuncia um desejo justo de poupar , não a aceitamos.

E , estamos a falar com conhecimento de causa pois ainda este ano viajámos no Metro de Pequim , às 6 da tarde e ia completamente cheio.
Lugares sentados, praticamente não há mas o facto é que nos foi oferecido lugar por um chinês amável .
Ainda há no planeta pessoas educadas !
E na China abundam.!

1 comentário:

Anónimo disse...

Claro que estou de acordo com menos carruagens fora das horas de ponta, já não estou de acordo com menos carruagens como acontece com a linha azul. Pedem para ter cuidado com os carteiristas nas entradas e saídas, onde está a lógica? Mas como é para turista ver a linha vermelha que por acaso é a minha, continuam todos as carruagens por o menos até ás 21h, depois desta hora não sei porque já não saio. Era melhor que poupassem na luz a mais que existe nas novas estações, o que vale é que se fundem as lâmpadas e depois já não se substituem. Mas como os administradores pensam lentamente, só agora, é que as escadas rolantes funcionam (quando funcionam), quando os utentes começam a subir. Esta situação já eu tinha dado a ideia. Com tanta asneira deu no que deu. Mas em qualquer parte do mundo o serviço publico na dá lucro. Linda