terça-feira, 14 de agosto de 2012

BATALHA DE ALJUBARROTA

Acabámos de ler um artigo do professor  universitário Viriato Soromenho-Marques que nos impressionou vivamente .
SESSENTA MINUTOS 
" Foi há 627 anos, Sensivelmente , entre as 18 e as 19 horas do dia 14 de Agosto de 1385.Foi a hora mais importante em toda a quase milenar história de Portugal. A vitória de Aljubarrota  foi o resultado do confronto entre os cerca de 7.000 combatentes portugueses e ingleses ( duas centenas de archeiros ) e os cerca de 30.000 soldados comandados por D. Juan I de Castela e Leão ( onde se incluem os 2.000 cavaleiros franceses , que estiveram no primeiro ataque ). O sucesso de Nuno Álvares Pereira concretiza duas teses do grande estragista romano , Vegécio : " A coragem ajuda mais do que o número. O terreno é frequentemente mais útil do que a coragem ". Em Aljubarrota não faltou nem o profundo saber na escolha de um planalto entalado entre dois ribeiros ( o campo de São Jorge ), que impediu os castelhanos de tirarem pleno partido da sua superioridade numérica . Aljubarrota decidiu o futuro de Portugal e mudou a história do mundo. Sem essa vitória não teríamos , por exemplo , a língua e a cultura de expressão lusófona com a pujança crescente que se lhe reconhece .
Aljubarrota assinala a importância das forças armadas nos países que não desistem de construir o seu destino" .
- Uma data digna de ser lembrada ?

Certamente.
E acrescentamos :
Uma data que não pode ser esquecida pois conseguimos mostrar ao mundo que , embora pequeno , afastado do centro da Europa, com poucos recursos , Portugal é capaz de vencer o que, à primeira vista se afigura , tarefa intransponível.

Aljubarrota foi há 627 anos 
Pois foi.
Em 14 de Agosto de 1385 ! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Naquela época os responsáveis combatiam lado a lado com os seus soldados. Hoje, trocando os nomes para o século XX1, os responsáveis pedem sacrifícios aos soldados (que é o povo). Que eu saiba, nenhum deixou de gozar férias e não está sem receber. Vamos lutar sim, mas com honestidade e igualdade. Linda