- A crise justifica as agressões infligidas pelos filhos aos seus idosos pais ?
Em 2011 , a Linha do cidadão Idoso registou 2682 chamadas.
A negligência nos cuidados com os mais velhos e a forma como são tratados é a razão dos apelos.
Lisboa, Porto, Aveiro , Setúbal, Leiria e Coimbra são os distritos onde se verificam mais pedidos de ajuda. Pensamos que a razão está na difusão da informação , pois aí deve haver mais possibilidade de acesso a conhecimentos que levam à denúncia.
As mulheres são as que mais usam o serviço. A maior parte das vezes é para se queixarem do roubo da sua pobre pensão .
Que mundo !
Será que na nossa infância se verificava a banalização destes actos ?
Há 50 anos quem tivesse tal conduta era marginalizado pela sociedade. Não nos recordamos de ter ouvido referência a tais condutas.
" Nos últimos dois anos abundam as queixas de violação do domicílio e da correspondência por parte dos filhos , devassa da vida privada , furto e agressão ."
O respeito nas relações familiares desapareceu.
E não se verifica apenas nas camadas inferiores da sociedade.Conhecemos situações de afastamento , indiferença e abandono oriundos de famílias sem preocupações económicas.
Para onde se caminha ?
Lembram-se das histórias da nossa infância ?
Filho és
Pai serás
Agora há , quando há, um telefonema e cada qual vai à sua vida.
Há a APAV .
Pois há.
Presta apoio às vítimas de crime, às suas famílias e amigos , de forma gratuíta , em 17 gabinetes espalhados pelo país . É nesse âmbito que elabora as estatísticas das pessoas que atende , que representam sempre apenas uma parte das vítimas.
É assim.
Neste tempo de carências económicas e afectivas , resta aos idosos em situação desesperada recorrer à APAV .
1 comentário:
Sim, há 5o anos não se sabia destas coisas, e nem se sabia de nada, porque também não convinha. Mas não é por a caso que há o tal ditado que diz: filho és, pai serás. Parece que era na China que há muitos anos que se abandonavam os país num monte com uma capa, um dia um pais teria rasgado a capa ao meio e deu metade ao filho dizendo: leva meu filho, que um dia precisarás. O filho levou o pai de volta. Hoje na China respeitam-se os mais velhos, lendas? Agora, sociedades injustas, seres humanos injustos. Linda
Enviar um comentário