quarta-feira, 11 de abril de 2012

MERKEL E MARIDO EM FÉRIAS

Merkel e o marido são conhecidos pela sobriedade que demonstram. Acabam de passar as férias da Páscoa na ilha italiana de Ischia. Quanto a nós a opção foi óptima. Mas o que se tornou notado foi Joacquim Sauer ter decidido ir numa companhia "low coast " Em vez de pagar 1300 euros - uma vez que não tem direito a transporte oficial - foi do modo mais económico que encontrou.

O professor de Química na Universidade de Umboldt de Berlim e a mulher , são apelidados de " Sparfuchs "algo que significa " viciados na poupança ". Com roupas modestas e idas ao super-mercado como qualquer cidadão comum, procuram ser um exemplo  em tempos de austeridade.
A ideia que em nós permanece , após a nossa visita de há meses a Berlim é , justamente, a que este casal nos transmite :
Sobriedade.
Até mesmo austeridade.   Temos a sensação que nos querem dizer.
Temos que trabalhar. Poupar. Pensar no futuro. Evitar o desperdício e os gastos exagerados.
A Alemanha de hoje, pensa, assim.
Foi o que sentimos. 
Há como um aviso subjacente :
Tenham cuidado. Não vivam acima das vossas possibilidades.
Achamos que a atitude que apresentam é o resultado dum grande sofrimento, de muitos sacrifícios e renúncias.
Já passaram pelo que nós estamos a passar. Conseguiram recuperar e defendem que a sobriedade deve ser cumprida em todas as circunstâncias.
Será que somos capazes de os imitar ? 

1 comentário:

Anónimo disse...

PARECIDOS COM OS NOSSOS GOVERNOS, NÃO É VERDADE? NO ENTANTO NA POLÍTICA EXTERNA NÃO DEIXAM DE EXPLORAR OS PAÍSES MAIS FRACOS. VENDENDO SUBMARINOS, DANDO CABO DAS MAIS VALIAS QUE NÓS TINHAMOS. HOJE COMPRAMOS TUDO, COMPRAMOS MAIS DO QUE VENDEMOS, COMO SERÁ QUE UM PAÍS PODE LEVANTAR A COLUNA VERTEVRAL? QUEM PAGOU PARA DESTRUIR? LINDA