sábado, 6 de fevereiro de 2010

Sociologia e Futebol.

Hoje no Expresso vinha um pequeno artigo de opinião de Rui Oliveira e Costa SOCIOLOGIA E FUTEBOL que considero interessante.
"A sociologia que o futebol e os seus adeptos representam é pouco ou nada estudado em Portugal, mas tal não acontece noutros paises, nomeadamente no Brasil"...."Quando joga o Botafogo, teatros e outros eventos sociais caem 32%.
Se é um jogo do Vasco da Gama a ser televisionado os restaurantes que servem bacalhau têm uma quebra de 60% e o movimento nas ruas do bairro de S. Cristóvão diminui 75%.
Se é o Flamengo a jogar, os assaltos em semáforos diminuem 73%. Os sequestros caem 78 %, os assaltos à mão armada têm uma baixa de 85%...."
Interessante. Interessantissimo! Eis um trabalho que eu adoraria fazer.
O que tenho verificado e, em variadissimas ocasiões, é que a rua onde moramos quando há jogos do Benfica/Sporting ou da Selecção  Nacional fica completamente deserta.
Mas fazer um análise sociológica de âmbito semelhante ao trabalho revelado por Oliveira e Costa (que eu tanto aprecio, pela sua cultura e rapidez de raciocínio) é do maior interesse para todos nós.
Se é! Aprenderiamos tanto!

Sem comentários: