terça-feira, 14 de abril de 2020

MEMÓRIAS CONFUSAS E SEM SENTIDO ?


Memórias vazias de sentido ?
Lições ?

Em pequena 
Eu tinha uma linda boneca que adorava ( a preferida entre as muitas que o meu pai me comprava na Quermesse de Paris -a loja de brinquedos onde permanecia horas na minha infância ).
Chamava-se Lili e, sempre maravilhosa , ostentava toilettes de sonho que  a tornavam incomparável !
Quantas vezes a vestia e despia , 
desejando ser ELA ?
Certo dia

Não sei como , deixei-a  cair   (  era de louça, dizia  mamã   e papá..... ...fechava e abria os seus  lindos olhos azuis ..e dava pequenos passos  vacilantes .)
Parecia que seria a minha eterna  amiga ....
Mas
Partiu-se !
Segurei os seus enormes bocados 
Chorei !
Tanto !
A minha mãe , imediatamente , me consolou:
- Não chores, querida . Assim que for a Lisboa  levarei a Lili ao Hospital das Bonecas e vais verás que ficará  igual .
Assim foi .
Em pouco tempo eu tinha a minha boneca preferida de volta....
Mas
Já não era a mesma ....
Não a via como era antes da queda 
....
Parecia a mesma ...
Mas não era !
ou
Seria eu que tinha mudado ?

A nossa habitual costureira ( nesse tempo em todas as casas havia uma costureira ... esta era muito estimada e também se chamava Constança - Afilhada da minha mãe )......................
Pois a Constança, não me querendo ver triste, devido á falta da Lili ,  fez ela própria uma boneca de trapos a que chamei Mona .
Imediatamente me seduziu ...

Levava-a para todo o lado ...
Dormia com ela ...
Tínhamos longas conversas só nossas ....

Lili ?
Era a boneca rica 
Deslumbrante 
Mas atingida pela sua trágica queda .
Cicatrizes invisíveis marcavam-na .
Deixou de me seduzir ...
Mona 
A minha boneca pobre 
Não se partiria jamais ...
Ficaria sempre comigo ,
Sem cicatrizes 
Forte perante o perigo !
Uma amiga em quem podia confiar ....

Aprendi com Mona o significado de SEGURANÇA 


Porque estou a recordar a Lili e a Mona ?
Fizeram parte da minha vida ?
Deram-me a perceber que o amor não é eterno ?
Que há fragilidades irrecuperáveis ?
Que a segurança é algo de forte ....duradouro e confiável ?

O que têm as minhas bonecas?
(As minhas preferências oscilantes) 
A ver
Com um mundo  em crise 
Dezenas de países em bocados?
Eternas cicatrizes ?

ANGÚSTIA


Insegurança ?
O meu tempo ?
Qual será o meu tempo ?

DEIXARÁ DE SER TEMPO 
De

Sem comentários: