quarta-feira, 24 de julho de 2013

MENINA MULHER / MENINO -HOMEM

Menina Mulher

Qual a idade certa para a primeira consulta de ginecologia ?
Para que serve?
O que acontece ?
Vimos este artigo na revista da CGD e aqui estamos a dar-vos algumas excertos  para que pensem :
- Será que está na altura ?
  Ela é tão novinha....
  Não nos estaremos a precipitar ?
" A adolescência é sempre um período de grandes mudanças físicas e de comportamentos difíceis.O diálogo entre mãe e filha é fundamental e deve dar o mote para uma vigilância médica adequada.
Mas será ?
Quantas mães não pensam que ainda não chegou a altura...que há assuntos difíceis de abordar e que é preferível o silêncio ?
- A maioria.
É verdade .
A maioria.
Daniel Sobral , ginecologista do Hospital dos Lusíadas refere que a primeira consulta deve ser por volta dos 13 anos.
Claro.
Estamos a pensar na nossa neta Constança que tem exactamente essa idade.
Se vamos chamar a atenção dos pais ?
Evidentemente  que vamos pois sempre os acompanhamos durante a adolescência e eles sabem até que ponto a mãe esteve sempre atenta e preocupada em os proteger e ajudar.


 Não era feita nenhuma viagem sem que na mala estivesse o necessário para evitar situações de perigo.
 Temos todos que encarar de frente a nova realidade. Com o actual tempo que corre..... com acesso a telenovelas em que todos os comportamentos são permitidos  .... com amizades nem sempre aconselhadas.... os jovens precisam de pais presentes , atentos, disponíveis que os ajudem sem preconceitos ultrapassados ....a encarar a realidade.
Nós tivemos a sorte de ter uns pais que sempre depositaram confiança em nós e que cultivaram a liberdade de comunicação que tanto nos ajudou.
Aos nossos filhos foi dada uma educação sexual totalmente desinibida e permanente que, acreditamos será por eles seguida em relação aos seus filhos.
Menina -mulher
Rapaz -homem
Devem ser ajudados sempre e não a partir de certa altura  a encarar sem preconceitos a sua sexualidade.
É necessário e indispensável que os pais  saibam encarar devidamente essa sua missão.
E , sem preconceitos e tábus ridículos.
Os filhos agradecem. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou de acordo, para mim a primeira consulta seria ao primeiro sinal de crescimento, há sinais que não devem passar despercebidos aos mais velhos. Não se pode pensar que são sempre crianças. Uma vez dei um livro sobre a reprodução na natureza, começava por as sementes até chegar ao ser humano( isto foi perto duns 45 anos). Fiquei espantada quando descobri o livro na gaveta da secretária da mãe, não deu o livro à filha. Escritores haviam as mentes é que não. Nunca compreendi certas mentalidades. Parece que se viveu fora do tempo, rodeada de pessoas erradas. Linda