sábado, 20 de julho de 2013

DETROIT NA BANCARROTA !

Ontem , lemos esta notícia.
Pensámos:
- Como é possível ninguém em Portugal  se referir a um acontecimento tão importante  ?
Mas, a verdade , é que não ouvimos um assunto ,de natureza tão trágica, ser minimamente  focado.

Detroit 
Motor City -berço da indústria automóvel norte -americana , espera renascer das cinzas , depois de ser obrigada a declarar a bancarrota  diante de uma dívida de 18,5 mil milhões de dólares . 

" Este foi um passo difícil, mas é a única opção viável para lidar com um problema que  tem vindo a piorar há 60 anos " Disse o governador do estado de Michigan , Rick Snyder. "" Tomo esta decisão difícil para que os habitantes de Detroit tenham acesso aos serviços públicos mais elementares e para que Detroit possa recomeçar apoiada em sólidas bases financeiras que lhe permitam crescer no futuro ".


A cidade que cresceu á sombra dos " BIG THREE "- os três gigantes do automóvel Ford , Chrysler  e General Motors - tornou-se no maior município dos EUA a declarar a bancarrota . Isto numa altura em que o gestor de emergência , Kevyn Orr , nomeado a 14 de Março , procurava negociar a dívida com os credores , a quem oferecia 10 cêntimos por cada dólar em falta .
O problema era também com os sindicatos, com quem tentava negociar um corte nos benefícios dos trabalhadores municipais e reformados .
Os sindicatos queixam-se, agora,  de que esta decisão serve apenas para os deixar àmargem das negociações .

Será um juiz a decidir se Detroit se pode colocar sob protecção da lei de falências e renegar as suas dívidas.
A Casa Branca anunciou que está a acompanhar de perto a situação , mas um resgate não parece no horizonte .
Quem também segue o caso com preocupação são os responsáveis do Museu do Instituto de Artes de Detroit , que tem uma das maiores colecções de arte dos EUA, e que lutam para que a colecção de 60000 peças não seja vendida para o pagamento das dívidas.

ESTA NOTÍCIA CHEGA-NOS DOS EUA !
Julho de 2013

1 comentário:

Anónimo disse...

Ouvi a triste noticia na TV. Esta cidade já vinha decaindo há anos. Esta situação para mim deve-se à má gestão é o que dá quando os gestores não são empreendedores, não é verdade? O mundo anda mal governado. Estou a lembra-me de uma frase de Fernando Pessoa em que diz: Uns governam o mundo, outros são o mundo. Esses outros somos nós, mas é preciso acordar e tomar consciência da verdade. Linda