sábado, 23 de março de 2013

INVEJA

INVEJA
É um sentimento detestável mas resolvemos, hoje, escolhê-lo para tema da nossa reflexão, porque esta manhã , o sentimos.
Há na nossa rua uma pequena loja ,a que chamaremos papelaria ( antigamente seria  tabacaria ), onde por vezes, compramos os nossos jornais. Ora, já tínhamos percebido que a dona da casa ,não simpatiza muito connosco ,porém hoje ,uma frase sua, irritou-nos .
Como o dia estava cinzento e triste  ,com uma chuva miudinha, resolvemos pôr chapéu. Escolhemos um que comprámos na Áustria e, especialmente, preferimos.
Chegámos, pedimos o Expresso e o Diário de Notícias e, entretanto entrou uma senhora a perguntar se tinham o Le Monde.
Como a resposta foi negativa , amavelmente , dissemos :
- No Corte Inglês  encontra de certeza .
Sorrisos. Agradecimentos e uma observação :
- Que chapéu tão bonito . E como lhe fica bem ! Comprou-o em Portugal ?
- Não me recordo se foi em Salzburg se em Innsbruck, há já muitos anos, mas adoro-o e ponho-o imensas vezes.
- Não admira. Favorece-a tanto ! A mim os chapéus ficam-me pessimamente.

- É uma questão de hábito .
 Eu, uso-os tanto que já nem reparo.
Nesta altura , a dona da casa , resolveu intrometer-se e " simpaticamente ", disse :
- E , sempre esconde o penteado ...Escusa de ir tanto ao cabeleireiro.Tem o cabelo fraco, não tem ?
- Cabelo fraco ?
   Eu ?
   Imediatamente tirei o chapéu e mostrei o meu bom cabelo, de que tanto me orgulho.
   É verdade
Sentimos  hoje a picada da inveja e resolvemos falar nela dum modo assaz divertido.
Vão ver. 
                                                         Cabelo fraco !                                                         

Sem comentários: