domingo, 14 de outubro de 2012

" MENSAGEM A MEIO DA NOITE "

" Mensagem a meio da noite "

A lição que Lídia  Jorge tirou do assalto a sua casa.

Somos amigas há , seguramente, mais de 20 anos. Habitámos o mesmo prédio, apenas com um andar a separar-nos. Os nossos filhos entravam e saiam das nossas casas a toda a hora. Até estivemos para ser "comadres " como se diz na nossa terra , (pois somos ambas algarvias) e os nossos filhos namoraram.
Lembro-me que li " A Costa Dos Murmúrios ", muito antes da sua publicação.
Pois bem
O andar da minha amiga Lídia foi assaltado em Maio. Ela encontrou neste incómodo incidente fonte de  inspiração para um magnífico artigo Mensagem a meio da noite  ".
Ora, a Lídia após ter verificado que os ladrões apenas levaram algum dinheiro e ouro ,mas tinham poupado os seus bens mais preciosos -  os seus livros e objectos de grande significado para si, divaga personificando no Estado os invasores da sua habitação.
"Imaginei que foi o Estado quem veio pela calada da noite, meteu a chave falsa, rodou-a , silenciosa, O Estado empurrou a porta , o Estado pensou que havia uma fortuna nos lugares
 onde os cidadãos comuns costumam esconder as fortunas , o Estado enervou-se por só encontrar clips, cotão, recortes de jornais, morraça, e foi-se enfurecendo , foi atirando para o chão tudo o que encontrou na frente , na esperança de que a fortuna do cidadão de súbito saltasse do interior das páginas de um livro . Que ironia , O Estado a procurar ouro e divisas dentro das páginas de um livro. Que ridículo. O Estado cansou-se "

Lídia é uma notável escritora .
Uma mulher culta, politizada e de grande sensibilidade , daqui a  dificuldade que sentimos  em ela ter tomado como interlocutor o Estado.
Estado não tem que ver com Governo , pois não ?
Estado - nação politicamente organizada por leis próprias.

A nossa perplexidade, que só pode ser motivada por ignorância nossa, não impede que  lastimemos  o assalto e  apreciemos o artigo.             

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu penso que o estado e o governo se confundem. O estado a que os países chegaram foi motivado por falta de capacidade dos governos servirem bem quem os elegeu. Assim chegamos a este estado. Linda