Jacinto Nascimento Rodrigues em
Portugal na bancarrota
Dá-nos uma visão das bancarrotas na Grécia
" Em 190 anos , a história da Grécia moderna, desde o início da guerra de libertação contra o domínio turco-otomano em 1821,esteve em turbulência , envolvida em guerras e sofrendo ocupações ou ditaduras em mais de 130 anos , e viveu períodos de bancarrota durante 50 anos.
1 bancarrota em 1826
Esta dívida ficou conhecida como " a dívida da independência " . Na realidade a independência seria declarada em 1829, depois da batalha de Navarino em 1827, onde a armada de uma troika de potências europeias ( Grã-Bretanha, França e Rússia ) derrotou os turcos e egípcios em poucas horas.
2 bancarrota
Já com a troika de potências a exercer um real protectorado , os gregos contraíram em 1833 um novo empréstimo de 60 milhões de francos, junto do banco Rodthschild em Paris. Do primeiro bloco de 40 milhões de francos , chegariam a Atenas apenas 24,3 milhões . Com este empréstimo veio veio um rei imposto pela trika.- um principe originário da Baviera , ( como se vê as imposições são antigas ). A prioridade do Estado grego , seria pagar aos credores . Atenas parou os pagamentos em 1836 . REcomeçou a pagar em 1840 mas entrou em bancarrota em 1843.
Este foi o primeiro default depois da independência.
Bem
As situações de incumprimento vão -se seguindo
Em 1870 / 1893 /1932
Vamos referir a 5-ª bancarrota
Foi a Grande Depressão que empurrou a Grécia , de novo , para a bancarrota. Uma análise às contas gregas pela Comissão Financeira da Liga das nações verificou em Março de 1932 que as reservas em divisas estrangeiras do Banco da Grécia estavam a caminho da exaustão. Face a a esta situação , a Grécia abandona o padrão ouro em Abril e o dracma depreciou-se imediatamente em 50%. O governo grego recorre à Liga das Nações para um empréstimo mas não é atendido.( Falta de credibilidade , já ). Atenas suspende todos os pagamentos e é o default.
A partir daí arrastam-se negociações durante 8 anos até Janeiro de 1940 , quando se consegue um acordo.
Atenas cumpre até Abril de 1941quando ocorre a invasão alemã que vai durar até Outubro de 1944.
Os nazis deixaram o país completamente destruído e o dracma sofreu 5 desvalorizações brutais entre 1945 e 1949 ,
A Guerra Civil inicia-se em 1949.
Todos sabemos como ao longo da História a vida da Grécia tem sido difícil.
Ocupações
Luta pela libertação
Subordinação
Insurreição
Tudo isso justifica a actual situação da Grécia.
GRÉCIA CUMPRIU VIGÉSIMA GREVE GERAL COM TEMULTOS EM ATENAS
( AS MARCHAS EM ATENAS FORAM ORGANIZADAS PELOS DOIS MAIORES SINDICATOS DO PAÍS , SENDO ESTA A SEGUNDA MANIFESTAÇÃO EM SEMANAS )
Apetece perguntar :
- Qual será o futuro da Grécia ?
Quem vê solução ?
Qual a lição da História ?
Também é fado ?
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário