segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ISLÂNDIA E A NOVA CONSTITUIÇÃO

ISLÂNDIA .
Lá tão longe!
Mas, conseguiu ultrapassar a crise. Claro que tinha moeda própria mas os sacrifícios que teve que suportar foram terríveis.
Imagine-se que até o auxílio aos doentes com cancro teve de ser reduzido !
Tudo têm aguentado , inclusivamente uma saída quase em massa de grande parte da sua população. Nos últimos tempos os jovens viram que para ter trabalho tinham que deixar o seu país...
Mas , o pior já lá vai e este ano o PIB terá já um valor record!
Pois dois terços dos islandeses foram no sábado às urnas para votar o referendo sobre a nova constituição .
A crise económica e as medidas que tiveram de ser tomadas , mostraram a necessidade de alterar a Constituição. A que tinham datava de 1944 e a que agora votaram foi elaborada por cidadãos comuns.
Entre Abril e Julho de 2011 , a comissão eleita trabalhou no projecto constitucional e divulgou-o na internet para que os restantes islandeses pudessem reagir e dar as suas sugestões para melhorar o documento.
Foi isso mesmo que centenas fizeram . O projecto chegou ao Parlamento em Julho.
O povo está feliz pois tem uma Constituição adaptada aos novos tempos e em que todos os islandeses participaram.

1 comentário:

Anónimo disse...

O problema deles podia também estar na sua constituição, mas eles não perdoaram a quem levou o seu país a esse estado de coisas, julgando alguns banqueiros e responsáveis. A sua constituição foi concebida em ainda no tempo da guerra, não é o caso da nossa. Digo isto, porque há por aí alguns previlegiados que a querem alterar. Não é na dita que está o problema, é nos politicos que nos teem governado. Linda