terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Lhasa de Sela (1972 - 2010)



Lhasa  de Sela (1972- 2010) - A cantora nómada não cantará mais.
Morreu aos 37 anos! A mulher misteriosa dos discos era uma rapariga esquiva e simples que apenas desejava ser livre. Filha de pai mexicano e mãe americana-judia-libanesa Lhesa não cresceu como a maior parte das raparigas. Os seus pais eram nómadas, e ela passou a maior parte  da sua infância  entre os Estados Unidos e o México on the road. Possuidora duma voz grave  mas ampla conseguiu  com o seu album de estreia La Lhorona  um sucesso incrível. Era um disco  onde constavam baladas, que versavam mitos mexicanos, amores  terriveis, a morte e as cartas que traçam o destino. 
Em 2003 é lançado o seu segundo disco Tha Living Road e Lhasa confessa  que tinha ido para  França porque se sentia "a morrer". afirma" Fiz tudo menos rapar o cabelo e tornar-me freira".
Esteve nessa altura em Portugal. Parecia  uma mulher distante, sempre acompanhada dos seus cadernos, com dificuldade em posar para as fotografias. Antes do concerto na Aula Magna praticou Yoga. Só a mãe podia estar junto dela. Lhasa não estava interessada no estrelato, na fama ou no dinheiro. Parecia que cantava apenas por imperativo de consciência, sem preocupações com estratégias de mercado. O terceiro disco Lhasa, no ano passado nunca foi devidamente promovido e já foi afectado pelas suas condições de saúde.
A andarilha morreu. Com um cancro. Terrivelmente nova ! Ela que só fazia o que queria e quando queria. Tinha planos para fazer um disco com temas de Violeta Parra e Victor Jara.
Não teve tempo.
O seu site, Lhasadesela, abre com uma fotografia  de rosto encoberto pelo cabelo a esvoaçar ao vento. Em fundo há uma longa estrada. "Não serás como a palha que o vento leva".
As suas baladas ficaram.
É bom ouvi-las e recordar Lhasa.

Sem comentários: