segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Francisco Lobato e o seu sonho




Os leitores da revista francesa SEA,SAILS SURF voltaram a eleger Francisco Lobato o " melhor Velejador de 2009." O facto de o velejador solitário português ter vencido, em Outubro,a regata Transat 6.50, que liga   La Rochelle, em França, a São Salvador da Baía, no Brasíl,foi decisivo para a revalidação do título que já tinha ganho em 2008, como número um do ranking mundial.
" Isto é uma paixão. Este prémio não me deu um centimo ."  disse Francisco Lobato.
O seu sonho: volta ao mundo em solitário sem escalas. Será em 2016.
" Em  média , durmo cinco horas por dia acumuladas: 20, 30, 40 minutos.É importante dormir essas horas para não ter alucinações.Não podemos  passar um certo limite pois o corpo não aguenta."
Para descontrair ouve  Deolinda e Mafalda Veiga e sonha com polvo grelhado , o seu prato favorito.
Desejamos que consigas realizar o teu sonho.
Acreditamos que nos darás essa vitória.

1 comentário:

vanessa disse...

Este Francisco é muito corajoso. Não consigo imaginar o que seja estar no meio do Atlântico, sozinho, num barco à vela. Tudo pode acontecer, (nem vou enumerar os riscos).
Os velejedores (se pensam nisso) pensam, sobretudo, no gozo que lhes dá o vento, o domínio da natureza nas velas, a imensa paz que lhes dá estar no meio do mar, e o desafio de regressarem a terra.
São os herdeiros da tradição marítima portuguesa e dos nossos antigos Descobridores, que foram mar fora, ao Deus dará. Ao que encontrassem: monstros marinhos ou terras maravilhosas.
Os tempos são outros, há GPS e cartas marítimas, mas no meio do Atlântico, onde em caso de necessidade de socorro o barco mais perto pode estar a uma boas milhas, a coragem é a mesma de há 500 anos.
Tb lhe desejo que realize o seu sonho, enquanto o felicito pela imensa coragem.