quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

"By appointment ( em Portugal / Fornecedores da Casa Real )



"By appointment" - é o nome  dado em Inglaterra aos fornecedores da Casa Real.
Em Portugal, durante a monarquia dizia-se que eram "Os fornecedores da Casa Real".
Um livro inédito sobre as marcas que receberam o selo de qualidade foi apresentado recentemente na Associação Comercial de Lisboa,  por Maria Filomena Mónica. O autor, Lourenço Correia de Matos, apresentou em Maio o mesmo tema sobre a forma de Mestrado na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais na Universidade Nova de Lisboa.
Das 676 marcas  que receberam essa distinção apenas uma dúzia  ainda subsiste. (A Macieira, o champanhe Pommery, Confeitaria Nacional...).
São vestígios dum passado  a preservar.
E a apresentação feita por Maria Filomena Mónica é  garantia do valor indiscutível do trabalho.

1 comentário:

vanessa disse...

É interessante esta lembrança dos "Fornecedores da Casa Real".
Não cabendo aqui discutir Monarquia ou República, a primeira tem a caracteristica (andei à procura da palavra que não contivesse um juízo de valor) dizia eu, a Monarquia tem a caracteristica da Familia Real constituir uma referência de qualidade: se fornece a Família Real, é porque é bom.
Na República, pelo menos na Portuguesa, não conheço (talvez ignorância minha) nunhuma casa comercial que invoque a qualidade de Fornecedor da Casa Civil do Presidente da República. Eventualmente, o alfaiate do PR, ou a etiqueta que veste a Primeira-Dama, não sei.
No mais, isso talvez até fosse considerado publicidade proibida.
Por tudo, encerre-se a questão e fiquemos com os charmosos, de outrora, "Fornecedores da Casa Real."