quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

DIABETES / UMA TERRÍVEL AMEAÇA!


A Sociedade Portuguesa de Diabetes, elaborou um relatório  onde se alerta para a gravidade desta doença que não pára de alastrar entre nós. Em 8 anos os internamentos passaram de 60 mil para 110 mil!  Estima-se que Portugal tenha 900 mil diabéticos, 11,7 por cento da população entre os 20 e os 79 anos sendo que 400.000 não sabem que têm a doença. Há ainda 23% da população com risco elevado de ter diabetes, por já sofrer de pré diabetes.
As causas de internamentos devem-se a problemas cardio-vasculares, seguindo-se a descompensação e complicações várias. A despesa da diabetes em Portugal é pelo menos de mil milhões de euros, o equivalente a 7% da despesa em saúde e 0,7% do produto interno Bruto (PIB).
Medidas urgentes vão ser tomadas, afirmou hoje a Ministra da Saúde.
É urgente uma nova mentalidade. Novas noções de nutrição. Exercício físico.
Estamos perante uma séria ameaça.
Mais uma vez uma questão de educação.
Ainda!
Sempre.

1 comentário:

vanessa disse...

Os doces deviam voltar a ser pratos de dias especiais.
Só comer bolinhos aos Domingos e não todos os dias, como parte integrante da nossa alimentação.
Antigamente, parece-me que era assim.
Agora habituarmo-nos a estas "compensações" pelos dissabores da vida.
A par disto, em termos de oferta, alimentarmo-nos de doces é muito mais fácil, do que legumes ou de fruta. Qualquer pastelaria tem, facilmente, dois metros de vitrine com doçaria, mas não têm nem uma maçã, nem um quivi, nem uma meia papaia, que também podiam constituir um lanche apetitoso. Assim, comem-se doces, para matar a fome.
Noutro dia, na casa de banho de um grande centro comercial (no Vasco da Gama, que tem supermercado) enquanto esperava, reparei numa mulher chinesa, com duas crianças, que entraram para, cada uma, lavar a sua maçã. Ela insistiu para que lavassem bem os frutos e depois sairam, as três a morder as maçãs com ar de grande satisfação.
Eu alguma vez me lembrava de fazer isto? Não me lembro, mas devia!