segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

"DO CÈU CAÌU UMA ESTRELA " / " O SEXO E A CIDADE":


"Do Céu Caíu uma Estrela"- Filme realizado por Frank Capra e interpretado por James Stuart, Donna Reed e Leonel Barrymore. Trata-se dum clássico americano, apresentado durante décadas no período do Natal. Lembro-me bem da sua história : um anjo evita que um homem se suicide mostrando-lhe como a vida da pequena cidade onde ele vive seria diferente sem ele. Em Portugal teve a sua estreia  a 30 de  Novembro de 1947. Faz parte da tradição de Natal, tendo sido durante décadas o expoente máximo dos dramas sentimentais americanos.
"O Sexo e a Cidade " é um dos maiores êxitos, igualmente do cinema americano e que muito em breve terá continuação. As 4 amigas são lindas, emancipadas, divertidas e sabem gozar a vida. Caem. Levantam-se. Lutam. À sua maneira. Com as suas armas. Vi alguns dos episódios na T.V.  Depois  deixei de prestar atenção. O filme não vi.
Hoje ao ler o Público  fiquei a saber que foi justamente "O sexo e a Cidade" o filme que a TVI apresentou no dia de Natal. "O sexo, o Natal e a economia" é o título da carta que um leitor dirigiu ao jornal (Cartas À Directora).  Nela são feitas algumas apreciações interessantes acerca de problemas que a todos preocupam: economia / democracia / ideologia / valores / religião....
O leitor termina a sua carta assim: "O Sexo e a Cidade não constitui alternativa credível ao velho James Stwart franzindo a testa em Do Céu Caíu Uma Estrela. Será isto saudosismo?"
Fiquei a pensar... Ainda estou a pensar.
Tantos anos passaram ! Tanta coisa mudou! Se mudou!
Que veremos no dia de Natal  do próximo ano?
Que será?

Sem comentários: