quinta-feira, 26 de setembro de 2013

"OS PENHORES DE PARIS "

" Foi em 1777 que o rei Luís XVI para  lutar contra a usura , fundou esta instituição que de imediato se tornou um grande apoio para os franceses.A sua actividade principal sempre tem sido , o emprestimo sobre penhores .
O CMP dispõe de 23 mil metros quadrados e tem , em depósito, cerca de um milhão de objectos:   jóias, prataria, casacos de pele, quadros, esculturas, instrumentos de música ...."
" Os clientes vêm empenhar um objecto , que é estimado pelos nossos agentes. O empréstimo , efectuado de imediato, representa 50 a 70 % do valor do objecto. Os juros variam entre 4% e  9,5% , segundo o valor do objecto.
Este pode ser recuperado a qualquer momento. Ao cabo de um ano , se o proprietário não o recuperar , ou renova o contrário ou é posto à venda."


90 % dos objectos são jóias e 85 % da clientela são mulheres.
Um mix social
Desde a sua origem o Mont Pitié não se limita a uma categoria de população
Todas as classes sociais se cruzam no CP
" Todos os dias , pessoas com uma necessidade urgente de pequenas somas vêm buscar 30 euros. Não há um serviço VIP . Trata-se como nas urgências dum hospital. Vai quem precisa.,,,
Para muitas famílias aristocráticas é quase um hábito: Vêm quando atravessam um momento dífícil. Os mais humildes passam a palavra ..."

A Chegada da crise

" Cinco meses antes da crise financeira , desde Abril de 2008 , começámos a sentir um importante aumento de actividade.
Mas , continua a haver uma grande percentagem de pessoas que recupera os seus valores (93% )!!

As mulheres são extraordinariamente prudentes pois sabem que é importante recuperar um objecto para o poder usar de novo, caso necessário.
Se não os recuperassem, isso sim: seria alarmante !"

Dar apoio aos sobre-endividados

O CMP propôs ao Banco de França criar uma equipa especial para actualmente acompanhar os sobre-endividados " ajudamos a fazer com que o reembolso das dívidas decorra bem , a gerir um novo orçamento , a evitar a contracção de novas dívidas .
Damos, pois assistência a´pessoas sós e desorientadas. Em três meses , o serviço recebeu cerca de 230 pessoas e tem dado bons resultados.

Três dias após o seu encontro com a revista Exame , Bernard Candiard deixava o seu posto , sendo publicamente nomeado conselheiro especial do primeiro- ministro, cargo que hoje mantém.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma boa ideia para Portugal, neste momento as casa de penhores estão em alta e usurários até maus não poder, governam-se como nunca. Assim seria o estado a ganhar. Não sabia dessa prática francesa mas era de aproveitar a ideia. Linda