domingo, 15 de setembro de 2013

ALIENAÇÃO PARENTAL

Vamos contar-vos mais uma das nossas histórias verídicas.
O problema dos maus tratos nas crianças e adolescentes não se limita às tradicionais palmadas. Vai muito além.
Aqui vos deixamos um episódio que se verificou há anos mas que continua a nos impressionar.
Um amigo nosso, licenciou-se em medicina e foi estagiar para a Alemanha. Acabou por conhecer lá uma jovem com quem casou e que o acompanhou no regresso a Portugal. Da união resultaram três filhos. Duas raparigas e um rapaz.
Ora
Pelo que sabemos o jovem tinha um feitio difícil e era muito exigente na alimentação.
Comia pouco e rejeitava muitos alimentos que os pais consideravam indispensáveis. A determinada altura foi estabelecido :
- Tem que comer o que se lhe dá.
   Caso não coma ao almoço tem que comer ao jantar.
Certamente se recordam que esta teoria reinava há anos....
Pois bem
O nosso pequeno amigo não almoçou , não jantou ...
 No dia seguinte a sua atitude foi a mesma.
E , assim se manteve....
Resultado ?
Teve de ser hospitalizado. Esteve a soro  vários dias e a partir daí o seu comportamento modificou-se.
Embora, de certo modo esteja ligado à nossa família não mais soubemos dele......
Se tem uma vida normal e equilibrada ?
Acreditamos que não.
Nessa altura ainda não se falava em neuro ciências.
Agora , começa a conhecer-se a importância dessas atitudes e as suas incríveis consequências.
Pode parecer incrível
Mas , nós, pressentíamos 
Pois temos consciência perfeita que ,com atitudes violentas só se instala o caos não permitindo  o desenvolvimento duma personalidade bem estruturada.
Assim
Autoridade / Amor
Não
Alienação parental 
( Que é muito mais frequente do que se imagina )

1 comentário:

Anónimo disse...

tem graça que tenho uma história como essa. Uma minha amiga com duas filhas contou-me que uma delas não gostava de favas e teve três dias sem comer até se habituar ás ditas. Eu fiquei espantada porque não esperava essa atitude. Eu não tinha coragem de fazer tal coisa. Vou explicar melhor: tomava o pequeno almoço e lanchava, mas ao almoço e jantar, lá estavam as malvadas das favas. Quando me lembro desta atitude, ainda me custa a aceitar, porque a minha amiga é boa. Linda