domingo, 15 de setembro de 2013

MAS AS CRIANÇAS, SENHOR ?

" Mas as crianças, senhor ? "

Haverá quem  não se comova com a Balada da Neve , maravilhoso poema de Augusto Gil
que todos conhecemos desde a nossa infância ?
Pois bem
Acreditem que , ainda hoje, há muitas pessoas de bem que defendem a utilidade dos castigos corporais.
A sério.
Ainda não há muito tempo ouvimos várias senhoras, avós como  nós, a afirmarem :
- Uma palmada não faz mal a ninguém.


Claro, que todos os que falam, as levaram na sua infância.
E estão aqui.
Pois estão.
Mas as marcas ficaram.
E , agora sabe-se que não são apenas as psicológicas.
O corpo também as guarda.
Gostámos de saber que Lula da Silva as proibiu. 
Na sua simplicidade, ele conseguiu alcançar que a autoridade exagerada  não é a medida indicada para a educação.
Nós, também consideramos que bater nas crianças é cobardia.
Fortes contra os fracos, que nome tem ?
E agora
Sabe-se que as marcas ficam
E não só na alma
Mas , também , no próprio corpo.
Assim
Abaixo a violência.
Nada a justifica.
Educar com amor
Sempre

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque será que há crianças que com uma palmada não lhes chega e só vai com mais? Eu era uma dessas crianças e ainda me pergunto porquê? A chorar dizia: não me doeu. Mas, apesar deste meu comportamento, estou de acordo que o que não vai á palavra, não vai à pancada. Linda