terça-feira, 16 de outubro de 2012

UTOPIA E DISTOPIA



No domingo à noite na TV 2 , tivemos a felicidade de assistir a um magnífico programa - Câmara Clara  convida a docente da Faculdade do Porto,Vieira  Fátima - para nos falar do conceito de Utopia .
Como recuperar o sonho para melhor ,sem cair nos perigos das utopias revolucionárias do século XX ?
E , com base na literatura, na história e no cinema, deu-nos uma magnífica lição sobre as alternativas que temos de encontrar em nós para encontrar saídas. E , sobretudo sendo  obrigatório   não perder o optimismo.
Deu-nos um exemplo magnífico que desconhecíamos :
Pinto Bastos , no século XIX , conseguiu transformar a Vista Alegre numa sociedade ideal ,onde era bom e possível trabalhar.O que parecia uma utopia tornou-se realidade.
Afinal há sonhos que é possível realizar e o homem tem em si essa potencialidade.
Rousseau , como era obrigatório, foi presente nas palavras entusiasmadas de Fátima.
À pergunta.
- Que utopias no século XXI ?
Falou-nos no entusiasmo e optimismo para tornar possíveis os sonhos.
Fomos pesquisar como José Ferreira Pinto Basto tornou real uma aparente utopia e encontrámos estas imagens que nos entusiasmaram









José Ferreira Pinto Basto foi o fundador da Vista Alegre . Ficou como exemplo de negociante, industrial, lavrador e político ,de indiscutível mérito.
Nós diremos que lastimamos somente agora ter sabido  que no século XIX houve um português que  transformou o sonho em realidade.


Comprou uma casa , com capela. Contratou operários. Procurou e conseguiu que tivessem um trabalho digno , nas melhores condições da época. Foi pioneiro no trabalho do vidro e é uma referência da capacidade de conseguir humanizar a vida dos que estão sob as suas ordens.

Aqui temos um exemplo que sonhar é possível.
Será utopia imaginar uma Europa unida , nivelada idealmente sob todos os aspectos ?
Em que não haja diferença entre países  centrais e periféricos, sul / norte, ricos e pobres  ?

Utopia ?



Quem sabe se daqui a alguns anos essa Europa não é uma realidade ?

NÓS AINDA CONTINUAMOS A ACREDITAR QUE ESSE SONHO É POSSÍVEL.




2 comentários:

Anónimo disse...

Acredito que a gora chamada de utopia, venha a ser uma realidade. Que a minha utopia venha ser realidade, porque seria bom para a maioria dos seres Humanos. Também porque não teremos uma Europa mais igual? É só os homens/mulheres que a governam assim o queiram. Mas para isso é preciso que se humanizem, é tão simples e tão difícil concretizar. E porquê? Porque os homens/mulheres que a governam, não têm um pingo de utopia. Vivem por calculo financeiro e economista. Linda

Anónimo disse...

government nnov.ru [url=http://thisnews.ru/]thisnews[/url] аренда офисов
direct x октябр 2007 [url=http://aloudthink.ru/]aloud think[/url] щебёночные карьеры ОАО РЖД
кличка литератора Матвея Гейзера [url=http://xchild.ru/analiz-krovi-t4-tiroksin/]xchild.ru[/url] больница святого
что такое дискретное производство [url=http://mydepression.info/]my depression[/url] ростовский Комбинат строительных материалов 13