quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SABER POUPAR

Saber poupar.
Há os que sabem e os que não sabem fazê-lo.
Todos conhecemos pessoas que, desde sempre ,souberam orientar as suas vidas.Só gastam aquilo que podem. Exageros , não é com elas. Assim, têm, dentro das suas possibilidades, o necessário para viver.
Sabem gerir a sua vida.
Outras, pelo contrário, são peritas em nunca ter dinheiro. Em não fazer contas. Em gastar mais do que lhes é permitido.
Desorientadas.
Sempre endividadas .
Perdidas em contas que não sabem fazer.
Conhecemos  muitas.
Temos  a certeza que também as conhecem.
Pois assim como há pessoas " fadadas " para o desastre económico há países que também , ao longo da sua história , estiveram não uma, mas várias vezes em situação de bancarrota.


Temos aqui junto de nós um livro , cuja leitura aconselhamos vivamente, pois é incrivelmente oportuno
Além de nos localizar na nossa história e mostrar o que levou às famosas bancarrotas que tanto afligiram os nossos antepassados  também nos revela as que se verificaram na Grécia.
Crescemos a ouvir a nossa avó dizer:
- Deus nos livre da bancarrota.
  Dinheiro havia.
  Até muito .
 Mas não se podia  gastar pois não dava para se comprar nada.


Foram alturas de caos.
De completa aflição !

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma coisa é as pessoas que não olham para o que ganham outra, é as pessoas pouparem ou gastarem pensando que podem porque têm o seu vencimento, são despedidas e depois? Claro que não podem cumprir com os seus deveres, nem todos foram gastadores inconscientes. Não foi por certas pessoas excederem os seus gastos que o país chegou a este estado de coisas, foi antes da má governação de anos a esta parte. Isto já se passa vai para anos. Vou contar o que se passou comigo. Uma criança pedi-me um bolo e dei-lho, uma senhora que estava ao lado disse: veja lá se ele pede um pão? Dei-lhe a resposta certa e pronta, criança também. Um outro miudo veio e pediu outro bolo, e a criança disse: deixe, que eu dou-lhe metade. Bela lição para a (senhora). As montras estão aí com coisas boas e bonitas, que fazem as crianças com tanto apelo? Não pode trazer certos comportamentos? Linda