terça-feira, 30 de outubro de 2012

QUE BELA MANHÃ !

Aqui vamos nós, às 10 da manhã até à Biblioteca do Palácio Galveias . Tinhamos  10 livros para entregar e outros tantos para requisitar.
E sabem ?
Foram umas horas extraordinariamente bem passadas. Nem demos pela passagem do tempo. Quando reparámos , já era meio -dia.


As ruas estavam limpas. Devido à chuva a atmosfera era fresca e perfumada. O jardim cheio de pavões  a passear com os seus filhos, convidava ao descanso.
Nunca tínhamos imaginado que os pavõezinhos fossem tão pequenos e insignificantes . Eles que em adultos são tão altivos e soberbos , na infância assemelham-se a pintos desprotegidos.
As mudanças que o tempo opera !


É tal a atracção que despertamem nós que não nos cansamos de os olhar.
Mas, lá fomos aos nossos livros.
E que sorte tivemos !
Aqui os temos e, durante as  próximas 2  semanas, falaremos convosco acerca dos seus temas.
Dos tais que nos apaixonam
"O riso em Bergson "- Paulo Morgado 
                                      " O riso é um sinal de inteligência próprio do ser humano e sobre o qual importa reflectir  num momento crucial . Partindo da obra homónima de Henri Bergson , " O Riso ", o autor conduz-nos numa viagem sem precedentesc no pensamento e na ensaísta portuguesa , num tom sagaz, irónico e , sempre acutilante ...."

Cá o temos.
O riso.
Algo a que somos extremamente sensíveis.
Não gostamos
Detestamos aqueles que riem por tudo e nada .
Que se servem da gargalhada como arma política.
Os risos abundantes e escarninhos, tão em moda no nosso Parlamento, despertam em nós , tristeza.
Não.
Rir faz bem à alma.
Une as pessoas.
Desperta cumplicidades adormecidas.
Mas gargalhadas de troça, áridas e cruéis , denunciam sentimentos de tal modo mesquinhos que nos afastam irremediavelmente de quem assim se manifesta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que bom ter passado uma boa manhã, eu fui ao ginásio e andei aos pulos, pois o monitor pensa que temos a idade dele. Para mim a Carla é a melhor, sabe com quem e para quem trabalha. Linda