quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MORTE DE WILHELM BRASSE

Wilhelm Brasse (  1917 -2012 ) acaba de morrer.
Mas de quem se trata ?
Porque vamos falar dele ?

Vejamos.
Há épocas, histórias, acontecimentos que não podem nem devem ficar esquecidos.

Vamos portanto recordar Wilhelm Brasse
Nasceu a 3 de Dezembro de 1917, em Zywiec ( Polónia ) e , desde muito jovem apaixonou-se pela fotografia ignorando que tal seria o seu passaporte para a sobrevivência do extermínio nazi.
Em 1939 , alistou-se no exército polaco , recusando assinar a volksliste.
Quando tentava passar a fronteira húngara , foi preso pelos alemães e enviado para o campo de concentração de Auschwitz.
A sorte bateu-lhe á porta pois foi escolhido para fotografar os novos prisioneiros "salvo os que eram enviados directamente para as câmaras de gás "
Ele referia .
- " Era o único fotógrafo profissional da unidade. Os alemães tinham necessidade de mim  e isso permitiu-me sobreviver ".


Com a aproximação do exército vermelho , foi-lhe ordenado que destruísse as fotografias , mas ele conseguiu salvar uma boa parte dos negativos.
No Museu Auschwitz encontram-se mais de 39 mil fotografias tiradas por Wilhelm Brasse !

O " fotógrafo de Auschwitz "morreu na passada terça-feira em Zywiec.

As fotografias ficam para que este período trágico da história da humanidade não caia no esquecimento.
Nós, não esqueceremos nunca, a emoção sentida , quando em Berlim, há poucos meses ,revimos os horrores praticados pelos nazis durante os anos sombrios da Segunda Guerra Mundial. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Não consigo esquecer nada que me foi dado ver e sobretudo ouvir na minha infância. Cresci a ter medo de um homem que era mau, perfeito animal pior dos que crescem nas selvas. Como é possível ser assim e ter milhões de alemães a apoia-lo? Um estigma que os Alemães só com muito boas ações de convivência com a sua vizinhança pode fazer esquecer a responsabilidade que tiveram. Linda