sábado, 27 de março de 2010

EM LISBOA

Um estudo do Instituto Ricardo Jorge mostra que os habitantes da cidade de Lisboa são os que mais morrem de enfarte e AVC.
As condições de vida matam ."Somos um país deprimido e o stress é o principal factor de risco cardiovascular". Palavras do cardiologista do Hospital de Santa Cruz, Pedro Adragão.
"A Grande Lisboa é um factor de risco. Está provado que olhar para uma paisagem bonita liberta endorfinas boas para as artérias" Diz Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
"Lisboa tem dificuldades de acesso à saúde" - Luís Providência, director de Cardiologia dos Hospitais de Coimbra. Os residentes na área metropolitana da capital são os que têm mais episódios de admissão em hospitais públicos. O estudo mostra que quanto mais longe fica o hospital, menor é a taxa de hospitalização (?)....
40% das mortes são por doenças do aparelho circulatório.
Stress factor de risco! Desemprego, analfabetismo, idade avançada, solidão, más condições da habitação.... Endorfinas!!!
Há esperança que este estudo possa ser um instrumento de ajuda aos decisores políticos para mudar aspectos que permitiriam dar mais saúde às populações.
Penso que a ajuda tem mesmo que vir dos governantes.

Quantas pessoas nesta maravilhosa cidade, que acaba de ser escolhida como destino preferencial por milhares de viajantes, não carecem de ajuda não sabendo a quem recorrer?
Por isso se morre tanto!
Stress. Solidão. Desemprego.....
Doenças cardiovasculares?
A quem recorrer?

Sem comentários: