domingo, 28 de março de 2010

AUTORIDADE ? AUTORITARISMO ?

Autoridade - direito de se fazer obedecer. Poder/domínio. Competência; prestígio.
Autoritarismo - carácter de um governo ou regime político autoritário; despotismo/princípio ou procedimento autoritário.
Autoritário - que se impõe pela autoridade; ditadorial/dominador/despótico.
Pode o poder ser exercido com autoridade mas sem autoritarismo?
Esta questão está na ordem do dia : em casa, na escola, no trabalho a autoridade tem que exercida
na medida certa.
Haverá um segredo para se ter êxito? Segredo fechado à chave? Ao qual só alguns têm acesso?
Creio pertencer o tema ao âmbito da Psicologia/Sociologia - Ciências Humanas e Sociais. Mas, igualmente faz apelo ao bom senso. Tudo tem que ver com o sujeito e com a sua estrutura psicológica.
Há quem tenha uma autoridade natural, inata, que, naturalmente se impõe. Professores cujas aulas decorrem de modo sempre agradável, aliciante, sem" ruídos". Aprende-se com prazer. E, há aqueles que não conseguém "segurar" a turma. Ameaças. Falta de atenção. Excessos de lado a lado. Que fazer? A quem responsabilizar?
No domínio da família, ela (a autoridade), tem que estar sempre presente. É imprescindível que exista nas relações conjugais. Autoridade/respeito/delicadeza/boa educação. Cada um dos membros do casal deve possui-la de modo a que a relação decorra sem atritos evitando que surjam situações que tornem a vida em comum insuportável.
Em relação à educação dos filhos ela é tão importante que, tem de ser exercida, desde sempre. O não é necessário. E tem que ser dito com firmeza e, se possível, não ser repetido. Explicado. Cumprido.
Os filhos têm que conhecer as regras: amor/autoridade.
No trabalho. Com os amigos. Com os conhecidos. Em todo o lado.
Sem ameaças. Firmemente. Com bom senso.
Autoridade?
Sempre.

Sem comentários: