sexta-feira, 26 de março de 2010

DOENÇA MENTAL EM PORTUGAL

UM QUINTO DA POPULAÇÃO TEM DOENÇA MENTAL
"Sim, é verdade. Um em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas, apontam resultados do primeiro estudo que faz o retrato da saúde mental em Portugal. Em comparação com outros 6 paises (Espanha só tem 9,2% e Itália 8,2 %) o nosso apresenta indicadores elevados.
É a prevalência mais alta, (com números que só se aproximam dos EU) que, como sabemos é o país com maior número de perturbações psiquiátricas no mundo". Acaba de revelar o coordenador nacional de Saúde Memtal, Caldas de Almeida, na apresentação do estudo que decorreu na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Que pensam desta avaliação?
Sinceramente, não fiquei muito admirada. De há muito tenho observado que certos comportamentos, considerados "normais", pertencem ao âmbito da Patologia, muitos mais do que o que se pode calcular.
Ultimamente, os casos de doença mental aumentaram? Perguntamos.
Talvez, agora se peça mais ajuda. Às vezes os doentes levam anos a consciencializar o seu problema e, não pedindo ajuda são ignorados. O estudo constata que os mais afectados pela doença mental são as
mulheres, os jovens dos 18 aos 24 anos e as pessoas mais sós e com niveis baixo e médio de literacia.Grande número dos pacientes não tem qualquer tratamento médico, mesmo tratando-se de problemas graves. Decorre grande período de tempo entre o início das queixas e o tratamento e a maioria dirige-se a clínicos gerais. Nas doenças mentais graves, só 47% dizem que se estão a tratar evitanto dizer que recorreram a um psiquiatra.
Este estudo (do maior interesse para todos nós) foi feito pelas fundações Champalimaud, Gulbenkian, Alto Comissariado para a Saúde.
Doença mental!
Estatuto de marginalização que é urgente eliminar.
.

Sem comentários: