segunda-feira, 29 de março de 2010

"AMPLIAÇÃO DA CASA DA R.DE ALCOLENA É COMO PINTAR...............


"O Movimento Fórum Cidadania Lisboa, escreveu na passada semana ao Procurador Geral da República e ao Provedor de Justiça a pedir-lhes que investiguem o que entendem ser uma  intervenção ilegal na casa de Alcolena. Para o movimento cívico, todo o processo levanta as maiores dúvidas desde o seu início, isto é, desde a venda da moradia, à aprovação do projecto de ampliação, cuja obra começou há pouco mais duma semana, passando por pareceres que não foram acatados e outros que deviam ter sido formulados e não o foram. O projecto que está a ser feito passa pela construção de um novo edifício no jardim da casa, geminado com o edifício antigo. Foi proposto ao seu proprietário como solução alternativa pela câmara de Lisboa (que antes se recusara a autorizar a demolição da casa original para ali construir uma nova) um projecto encomendado ao atelier do arquitecto  Massapina - que é membro consultivo do Instituto do Património Arquitectónico - e que defendeu o abate da casa, alegando que se encontrava em mau estado".
Estanha história!
Historiadora de arte diz que a obra licenciada pela autarquia descaracteriza a habitação que tem paineis de Almada Negreiros - uma obra de arte total - que deveria ser um museu.
A ampliação da casa da Rua de Alcolena é como pintar uns "bigodes à Gioconda".
A historiadora  de arte que assim se manifesta é Barbara Aniello que acusou a Câmara  de Lisboa de ter autorizado uma obra com consequências  tão devastadoras "como fazer bigodes à Gioconda".
Só é possível dizer:
Será possível?
A Câmara de Lisboa?
Onde estava António Costa?

Sem comentários: