sexta-feira, 7 de abril de 2017

QUAL È A SUA EMOÇÂO...?



QUAL É A SUA "EMOÇÃO " MÃE ?
Alegria, medo , cólera , tristeza: só uma dentre elas serve de matriz á nossa personalidade . E , ela instala-se desde o nosso nascimento
Descubra qual destes estados emocionais sustem a sua vida .

Seguem-se 40 questões a que tentei responder  com a maior imparcialidade .

Conclusão ?

Não é fácil dizer .
Não,
Por vários motivos .
O primeiro:
Em Ciências Humanas e Sociais realizamos baterias infindáveis de testes o que nos torna extremamente exigentes na sua análise .
O segundo :
O obstáculo da idade.
Este teste não deve ter em vista pessoas de oitenta e tal anos .
Porquê ?
Porque certas respostas que seriam dadas até aos 50 agora são diferentes
Exemplo .
32 - Je suis plutõt solitaire 

Eu , uma mulher solitária ?
Nunca !
Fui sempre social / comunicativa / extrovertida / inserida no mundo .

Hoje
Adoro a solidão.
O social cansa-me 
Não tenho o  menor interesse pelas conversas de circunstância . O meu mundo está em mim e nos que amo .

Outro exemplo
19 - On me dit souvent que j,égaise lámbiance .

Diziam .
Sem ti não nos divertimos . Tu és a nossa alegria . Quando chegas e estás o ambiente fica diferente ....

Hoje
Quem nota a minha presença ?
Calada
Apagada
Todos falam e eu escuto .

Conclusão :
As pessoas mudam 

Eu mudei 

Mas
A estrutura permanece e há respostas que dou imediatamente sem hesitar
O prazer é a bússola da minha vida .
     Foi.º
   É
 Será !

34 - Tenho uma tendência a dar,  muito por vezes, demais .
         Tive. Continuo a ter . Acho que terei sempre .
Tudo o que dou é exagerado .
Material e espiritual mente 

25 - As provas ( exames ) estimulam-me . Mais do que me abatem ( preocupam )

        Verdade !
        Adoro ! Amo ! Sempre amei fazer exames .
        Exames ?
        Exames 
       Fui para a Universidade perto dos 50 anos para fazer uma licenciatura cujo número de exames era inconcebível .

Tem uma explicação ?
Claro que tem .

TUDO TEM EXPLICAÇÃO.
ENTÃO
QUAL É, AFINAL, A MINHA ÉMOTION MÈRE ?

CREIO QUE A RESPOSTA SERÁ A ALEGRIA .
HOJE

CONTIDA.
SILENCIOSA 

MAS ELA ESTÁ CÁ DE BRAÇO DADO COM A ESPERANÇA .

DAÌ A PERGUNTA QUE MAIS OIÇO :

 " O QUE TEM ?
ESTÁ TRITE ?"

Como o meu ar sorridente é constante.... amigos , filhos , netos , conhecidos levam a vida a dizer :

ACONTECEU ALGUMA COISA ?
HOJE
ESTÁS DIFERENTE !

Só para terminar .
Sabem que há pessoas cuja emoção mãe é a raiva / má disposição / cólerá ?

Eu conheço algumas .

Sem comentários: