quinta-feira, 13 de outubro de 2016

" APRENDA A MIMAR O SEU CORAÇÃO "

Continuamos com problemas no computador .
Mas
Querendo estar um pouco convosco ,vamos debruçar-nos sobre um artigo , que vinha no El País e  que especialmente nos impressionou .


APRENDE A MIMAR O TEU CORAÇÃO

Carlos Macaya
Presidente da Fundação Espanhola do Coração, chefe de serviço de cardiologia do Hospital Clinico de Madrid 

"O coração de uma pessoa de 80 anos de idade já bateu mais de 3 mil milhões de vezes para fazer mover o seu corpo, através dos vasos sanguíneos  mais de 200 milhões de litros de sangue . Tudo isto sem interrupção e inclusivamente aumentando este trabalho se se realiza qualquer tipo de esforço.
Quando o coração pára ,só 10 segundos , produz-se uma síncope( perda do conhecimento ) e se continua em paragem verifica-se a morte.
Esse orgão -bomba , tão engenhoso e resistente , assim como as suas artérias  merece ser cuidado de forma especial se desejamos que aguente e nos dê qualidade de vida durante muitos anos .
A melhor forma de prevenir as doenças cardiovasculares é cuidar, mimar o nosso coração, ao longo de toda a vida .Para isso temos de inculcar em todas as idades ,desde o mais cedo possível ,hábitos e estilos de vida saudáveis .
Uma alimentação variada e equilibrada , conhecida como mediterrânea  é o ideal. Deve-se evitar ou pelo menos controlar , o consumo de bebidas alcoólicas  , assim como o excesso de sal,
Tabaco , obesidade , sedentarismo , colesterol elevado, hipertensão arterial  e diabetes são factores de risco cardiovascular que podemos e devemos evitar na maioria dos casos , simplesmente adotando hábitos de vida saudáveis .
Em qualquer outra circunstância pode ser obtido um bom control do problema mediante  uma adequada medicação.
Potenciar a saúde  sempre  é melhor que tratar a doença.
Uma mensagem importante que não se deve esquecer é que ao cuidar do coração está a cuidar-se de prevenir a maioria das doenças cronicas o que nos irá permitir desfrutar plenamente de muitos anos de vida " 

Fizemos , o melhor possível a tradução do texto.
Tudo o que aí está é da autoria  do professor Carlos Macaia .
Agora , seremos nós a dar a nossa opinião.

Meus amigos /as
Se querem mesmo mimar o vosso coração façam mais por ele
Façam com que ele exerça a atividade mais excepcional que o caracteriza :

AMEM
Muito
Sempre
Evitem stressá-lo . Quanto a nós ,discussões inúteis desgastam-no .
Evitem -nas.
Este verão , nas nossas viagens, os nossos  netos de 16 e 13 anos, por vezes envolviam-se em discussões que nada justificava .
Esta avó ,que detesta  totalmente  esses arrebatamentos , disse-lhes :

Quando começarem a discutir pensem  que é muito fácil começar uma guerra . O difícil é acabá-la  Lembram-se que , aqui na Europa onde estamos, houve uma , entre a Inglaterra e a França , que durou 100 anos ?
 Imaginem 100 anos !!!
Sera que eles fixaram ?
Não sabemos .
O que dizemos com a maior convicção é que as grandes discussões podem ocasionar a morte .

Se nos aconselham a mimar o coração



1 comentário:

Anónimo disse...

As pessoas sós têm poucos abraços e beijos que fazer? Linda