sábado, 8 de outubro de 2016

" A RAPARIGA DINAMARQUESA "


Ontem à noite tivemos a sorte de ver este filme . Vimo-lo com total deslumbramento pois trata-se de uma obra de grande nível sob todos os pontos de vista .
Tema. Realização. Interpretação . Mensagem .Realização . Cenários . Guarda roupa .
  TUDO !
Devia ser obrigatório apresentá-lo nas escolas . Nas faculdades . Em todos os lugares onde se cultiva o saber pois é uma lacuna culural  perdê-lo .


Os atores são simplesmente espantosos . De uma sobriedade impressionante interpretam, com tal dignidade os seus papeis ,que somos levados a viver o drama que eles encarnam .
Dá para sofrer !

Trata-se de amor e sexo .
Dois pintores estão ligados por uma paixão enorme, sem limites nem tabus, cultivando fantasias ,aparentemente  banais, mas que irão despertar a homossexualidade adormecida nele .
Adormecida ?
Talvez escondida . Não encarada .
Vamos assistir a todo esse processo - o da corporização da mulher que ele é  mas não consegue assumir - enquanto o amor dela se mantem lutando para o ajudar embora sabendo que o vai perder .
Nunca vimos a homossexualidade tratada com tal sabedoria e delicadeza .
Há referência a que a história se baseia em factos reais vividos na primeira metade do século XX , quando a medicina ainda estava muito atrasada neste campo .8 se ainda está !!)

Os médicos a que recorreram (na procura de ajuda para a situação dramática em que se viam mergulhados )   diagnosticavam esquizofrenia , internamento , tratamento da loucura.

O amor manteve-se .
Ele :
-" Não sei o que fiz para merecer tanto amor ".
Ela
- "Amar-te-ei até ao fim ."
E amou





O final quando ele antes de morrer ( após uma operação brutal para mudar de sexo, numa época em que ainda não havia antibióticos para a infeção quase inevitável ) lhe contou o sonho que acabara de ter ,encontramos a síntese do que é o sofrimento dos que sofrem esta realidade .
Um sentimento de espanto : Porquê eu ?
Porque me sinto diferente ?
O que fazer ?
Dizer ?
Esconder ?
Assumir ?

Não sabemos se o filme já foi exibido nos cinemas . Parece que foi premiado ...


Não deixem de o ver .
Acreditem
A partir daí encararão um problema de tal gravidade com outros olhos .
Olhos de compreensão .


Sem comentários: