quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O FUTEBOL NÃO DÁ FELICIDADE

SABIAM ?

" O FUTEBOL NÃO DÁ  FELICIDADE "

Quem os vê pensa :
- Que rica vida !
  Como eles são felizes !


Mas hoje foram revelados estudos que mostram claramente que esta é uma profissão de risco.
Grande risco !
"A conclusão surge a partir de um estudo  realizado pela Federação  Internacional de Futebolistas  Profissionais (FIFPPro ) ao qual a Lusa teve acesso . Na óptica  da investigação ,40% dos futebolistas inquiridos que contraíram pelo menos uma lesão grave ao longo da sua carreira  sofreram de perturbações mentais . A incidência é maior para a depressão e ansiedade.
Para a realização de estudo , liderado pelo director médico da FIFPro, Vincent  Gouttebarge , foram recolhido dados de 607  futebolistas no activo que  já terminaram  a carreira , divididos por 11 países  membros da entidade , em três continentes distintos . Um total de  826 inquiridos, portanto .
O estudo conclui que os futebolistas que sofreram  três ou mais lesões  graves  na carreira  são três ou quatro  vezes mais propensos a apresentar  problemas do foro mental  em comparação com jogadores que tenham escapado a lesões graves .
A depressão e / ou ansiedade afeta 38% dos 607 futebolistas no activo e 35% dos ex-futebolistas"

As taxas  de depressão e ansiedade  , ligadas ao futebol  são muito mais elevadas do que em grupos representativos da população em geral e até de atletas de elite ( números entre 1,3% e 17% !.

Assim
Quando ouvirmos críticas aos elevados ordenados que recebem devemos pensar:
Ganham muito
Pois ganham.
 Mas, também arriscam a sua saúde mental  e a paz de espírito que tão preciosa é.
Compreende-se : Nos desafios há tantos interesses em jogo que ganhar ou perder quase se torna uma questão de vida ou morte.


 QUASE VIDA OU MORTE !

1 comentário:

Anónimo disse...

Eles que ganhem o que quiserem desde que essas verbas não seja pago por via dos meus impostos. De qualquer maneira com todos esses sofrimentos, tenho mais penas de quem ganha doenças nas minas, de quem morre nas pescas e de quem sofre de distúrbios por vários motivos e não tem dinheiro para se tratar. Linda