sexta-feira, 2 de outubro de 2015

EL MUNDO e a nossa curiosidade satisfeita

Cá estamos nós prestes a reflectir acerca das notícias que encontramos num dos  nossos diários favoritos.
Sabem ?
A maior parte delas não aparecem na nossa imprensa  (Portugal é tão pequenino junto de uma Espanha tão grande !!!).  Assim nem é de espantar que El Mundo nos divirta  apresentando  temas  aliciantes  que estimulam  as nossas divagações.
Vamos lá  :

"Un barco de 50.000 euros para que el Rey Emérito vuelva a las regatas"

 Eis o barco
 Eis o Rei Emérito

Voilà a história da compra do barco

A Casa Real assegura que o veleiro foi adquirido na Finlândia por Pedro Campos e José Cusi 

O Rey Juan Carlos deslocou-se na passada semana à cidade finlandesa de Loviisa  para adquirir um veleiro  de época  com o nome de IAN , segundo informação  para o diário Ilta Sanomata de Helsinquia  , recolhida pelo  LOC  .
Fontes perto do Monarca  Emérito colocaram-se em contacto com El Mundo  para aclarar que o veleiro datado de 1929  não foi comprado pelo pai de Filipe VI  , mas por Pedro  Campos e José Cusi , este último intimo do rei e armador dos míticos veleiros da saga Bribón que sempre deslumbraram  Juan Carlos.

O veleiro tem 11,35 metros de eslora por 1,90 de manga , e foi restaurado com madeiras nobres  como cedro  e pinho de Orebón . Foi construido em 1929 pelo mítico Gustaf  Estlander , falecido pouco depois de o terminar.  Por esta razão  , o IAn  ,é de alto valor histórico . Só tem um gémeo no mundo , o Acacia , do Club de regatas de Sanxenxo , propriedade do referido Alfredo   Sanchez  Bella  . Este foi o barco onde no passado 14 de Setembro  D. Juan Carlos se proclamou vencedor do trofeo   que assinala o seu regresso ás regatas .
Não é uma casualidade . Segundo relata Pedro Campos , quando D.Juan Carlos lhe confessou o desejo de voltar ás regatas , empenhou-se em encontrar o modelo que lhe agradaria.
A ideia é que na próxima temporada os dois famosos veleiros gémeos naveguem juntos 

"Ver navegar dois veleiros com mais de 80 anos será um autentico espectáculo "referiu Pedro Campos
O REI ESTÁ  RADIANTE 

A imprensa espanhola deixa a notícia sem comentários.

Nós pensamos em como este é um homem feliz e realizado  .  Faz o que gosta , vive como quer e   tem amigos que lhe realizam os sonhos mais queridos....As árduas tarefas  passou-as para o filho e, agora, vive sem problemas os últimos anos da sua vida.



1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente somos pequeninos, mas reza a historia que fomos valentes para nos tornar-nos independentes. Falando na compra do barco: parece que foi oferecido? Só eu nunca arranjei amigos desses, a que titulo uma prenda desse valor? Se bem intendi o motivo dessa compra, não me soa muito bem. Mas os espanhóis que se entendam.