sábado, 1 de março de 2014

" QUANDO AS CRIANÇAS PODEM ESCOLHER "


Em Fevereiro, a Bélgica tornou-se o primeiro país a eliminar a barreira da idade.  Uma decisão terrível que dá às crianças um poder que nem todos acreditam que elas compreendam.
Eutanásia - do grego " eu "  + " thanatos ( boa morte ) , ou morte assistida , desperta acesas discussões  por abranger convicções éticas e culturais.
 Actualmente , na Bélgica , a eutanásia representa mais  de mil mortes , por ano ( cerca de 1% do número de óbitos no país).
A lei , agora aprovada  por 86 dos 152 deputados da Câmara de Representantes , alarga este direito  a crianças de qualquer idade.
Uma criança passa assim , a poder requerer esta prática , se estiver com uma doença terminal  e sob um constante e insuportável  sofrimento que a terapêutica não pode aliviar.

Esta legislação estipula que a capacidade de discernimento da criança seja comprovada por um psiquiatra  e que a decisão reúna o apoio dos pais .

Nós?
O que nos apetece dizer a respeito de tão polémico tema neste sábado cinzento e chuvoso em que muitos festejam o seu Carnaval ?
A vida é assim.
Por todo o lado há risos / lágrimas
Paz / guerra
Vida / morte.
Sabemos que não vem muito a propósito divagar acerca de tal problemática num dia marcado pela festa.
Mas, será que o sofrimento escolhe a melhor altura para nos atingir ?
E, quantos pais não se espantam , hoje mesmo , com este tema chocante... mais emotivo do que todos os que já debatemos ? 
Vamos então analisar os argumentos a favor 
E
Os argumentos contra.

Depois diremos a nossa opinião.
Pobre opinião que mais não é que o vislumbre duma solidariedade vazia de sentido pois , temos plena consciência ,que quem tem que tomar uma decisão a este respeito está a a condenar-se para um futuro de terrível martírio .

- Fiz bem?
- Fiz mal ?
...............................................

1 comentário:

Anónimo disse...

É tema polémico, mas para mim apoio a eutanásia para adultos que assumam em consciência que naquele estado de degradação não querem viver. Eu apoio a eutanásia e reforço para adultos, e acrescento que é uma ideia minha muito antiga. Quem manda em mim sou eu. Agora crianças? É terrível, muito terrível, mas o sofrimento não é terrível também? Assunto muito delicado. Linda