terça-feira, 18 de março de 2014

" "ORGULHO DE SER PORTUGUÊS"

Está na moda apelar para o " orgulho de ser português ".
Ora , para os mais jovens , segundo um inquérito da Universidade Católica, o sol e a praia são os elementos que definem o país.
-O acontecimento que mais os uniu ?
- Sem dúvida  que foi o 25 de Abril.

Além do 25 de Abril ( 84% ) :
 Os Descobrimentos  (77%) , a libertação de Timor -Leste (59%), o Estado-Novo ( 50% ) , a descolonização (35% ) e a intervenção da Troika (33% ) são os acontecimentos que unem " algo ou muito " os portugueses.
O estudo realça que, para os mais jovens e mais escolarizados , os elementos que melhor definem a imagem de Portugal são o sol , a praia  e a gastronomia ao passo que , para os mais velhos e menos escolarizados são a selecção de futebol , o fado e a bandeira nacional

E nós , o que achamos que constitui , ainda hoje , uma referência , quando nos é perguntado de que país somos?
Acreditem que não estamos a mentir :
Santo António
Nossa Senhora de Fátima.
Eusébio.
E , ultimamente , também Ronaldo.
Como a objectividade e a  a imparcialidade habitam em nós , também temos que dizer que várias vezes ouvimos o nome de Mário Soares....
Bem.
Sem exagerar , acreditamos que não será demais dizer que viajamos por esse mundo fora e sempre sentimos orgulho em dizer que éramos portugueses.
Pertencemos a este canto tão pequeno e distante que se chama Portugal e ,acreditem, que ainda hoje nos causa espanto a coragem que demonstramos em determinados momentos da nossa História.
A Fundação do Reino de Portugal.
A Crise de 1383 /5
As Descobertas
A revolução de 1640.
O 25 de Abril !
 Se dizemos como o Tordo que estamos desiludidos e não aceitamos o Portugal de hoje ?
De modo nenhum
Portugal está em crise.
Grécia, Irlanda, Espanha, Itália, França, ......e muitos outros estão  ou  irão  passar pelo que nós passamos...mas a Europa vai recuperar... e nós sairemos dignificados porque conseguimos dizer como o homem do leme

 El-Rei D.JOÃO II
Para nós
PORTUGAL !

2 comentários:

Anónimo disse...

Vi o programa, gostei e concordei um bocadinho com todas as ideias apresentadas penso que sou um bocadinho de todas elas. Menos do que toca a fátima, aí já é de mais. Fui criada por família católica, mas quando cheguei na idade dos porquês e perante as respostas; é que foi o diabo. Claro que sem proibições, lá estava o pai a dizer umas coisas. Era admirador de Cristo, mas falava dele como um homem bom. Ás minhas perguntas sobre céu, estrelas, sol, que eu até com o pó fazia perguntas. Ele todo vaidoso da filha dizia: vais para a escola e vais saber tudo, resposta minha: eu quero saber mas não quero ir para a escola. Mas ainda hoje me interrogo, porquê esta resposta? Mas por a minha vida continuei a querer saber mas sem que para isso fosse obrigada. Por os meus 16 anos li um livro proibido que foi a CAVA DOS LEÕES DE TOMÁS DA FONSECA, o que me levou a repensar Fátima. Voltando ao orgulho de ser português, sou uma apaixonada por o meu país, parece que tenho alma de emigrante. Um episódio: no domingo um passageiro no transporte, mais ou menos da mesma idade meteu conversa, quando o senhor se lembrou de dizer mal dos portugueses, resposta minha: Não lhe dou o direito de dizer mal de mim, porque quando diz dos portugueses está a fase-lo, não me conhece de lado nenhum. Linda

Anónimo disse...

Boa tarde,

O meu nome é Maria João Miranda, sou jornalista e gostava de entrar em contacto. O meu mail é mjoaomiranda@hotmail.com

Obrigada