segunda-feira, 10 de março de 2014

LIMITES DA INTIMIDADE

Será que é legítimo e ético entrar com o maior despudor na vida de dois seres que já não podem mostrar, a sua rejeição perante um  facto consumado ?
Arpad Szenes e Helena Vieira da Silva viveram juntos 55 anos. Separaram-se por breves períodos três vezes e mantiveram sempre uma  correspondência de grande calor afectivo.
Amaram-se ?
Intensamente !
As suas cartas revelam um amor constante e são a demonstração duma intimidade sem limites .As manifestações de ternura demonstradas por ambos abundam... 


A decisão de publicar estes documentos íntimos e ,não destinados a ser vistos por ninguém, foi demorada... precisamente pelo lado voyeurístico envolvido..." talvez eles não gostassem "........
Nós , conhecendo pouco de Helena e nada do seu companheiro ficamos na dúvida
Mas..,,,

A publicação de Escrita Íntima resultou numa exposição com o mesmo nome , que pode ser vista no Museu Arpad Szenes -Vieira da Silva , em Lisboa , até 19 de Abril , reunindo obras pintadas nesse período com algumas destas missivas.
Se vamos ver a exposição ?
Não sabemos.
Mas
A sensação que temos é que estamos a espreitar algo que não sabemos se nos é permitido ver.
Sinceramente:
Achamos que a obra de Helena é tão grande que , para se tornar mais conhecida...não necessitava deste tipo de publicidade. 
Ela , sempre nos deu a sensação de resguardo,  uma grande modéstia.... 
Se o caso se passasse connosco ...qual seria a nossa reacção ?
Acreditamos que não nos incomodaria pois uma das  características dominantes do nosso carácter é  o exibicionismo e a abertura a todo o tipo de comunicação.
Será o caso presente semelhante ?
Pensamos que não.
De qualquer modo.
Estamos perante um caso que nos faz pensar


" Os limites da intimidade dos famosos ".

1 comentário:

Anónimo disse...

Completamente de acordo com a apreciação sobre as intimidades de amor de VIEIRA DA SILVA. Se eu fosse da família, não consentia nessa publicação. Já vi quadros dela, não sei se irei ver essa exposição, o que sei, é que a sua vida intima não é minha, portanto não a verei. Linda