sábado, 11 de janeiro de 2014

Q NOVA PREVIDÊNCIA NO ESTADO DE PERNAMBUCO/ BRASIL


Já estão em vigor as duas leis que alteram o regime previdenciário do serviço público estadual. A " nova previdência "adota a previdência complementar e cria um fundo de capitalização para financiar as futuras aposentadorias.O Governo Estadual aguarda o aval do Ministério da Providência Social para implantar a mudança.
Esta mudança é o remédio para sanear as contas da FUNAPE (Fundação de Aposentadorias  e Pensões de Pernambuco ) ) , cujo défice foi demais de  um bilhão de reais  , em  2013 Os atuais servidores ficam obrigados no Funafin ( fundo  financeiro) contribuindo para pagar a folha mensal de 256 milhões de reais.A partir deste ano , o servidor concursado que ganha acima do teto de 4.159 reais do INSS entra no novo regime . Ele vai contribuir compulsivamente com a alíquota de 13,5%para a Funaprev . Se quiser ter uma renda vitalícia acima do teto de 4.159 reais do RGPS terá de optar pela previdência complementar , aderir ao fundo de capitalização e pagar uma contribuição extra variável. O governo estadual fará um aporte de até 8,5 % para financiar o fundo , proporcional  ao valor da contribuição do beneficiário. 
A adesão à previdência complementar è compulsória  mas a entrada na FUNAPREV é opcional
O Servidor que aderir ao FUNAPRE vai contribuir pelo teto de 4.1589 reais da Previdência   Social para ter uma renda maior na Aposentadoria.

O que deu para perceber é que O Estado não aguentava o peso da P.Social e está a elaborar medidas que melhorem o sistema.
Não vimos nem lemos referências a greves..
Temos lido sempre os jornais e parece que a agitação social acalmou. O que já se nota e muito é o clima pré eleitoral.
Dilma concorre com o apoio de Lula mas há quem diga que se a eleição desta não estiver segura avançará o próprio Lula.

1 comentário:

Anónimo disse...

QUE TUDO CORRA BEM PARA O POVO BRASILEIRO QUE É O MEU DESEJO ASSIM COMO PARA TODOS OS POVOS DO MUNDO. CONTINUAÇÃO DE FÉRIAS FELIZES. LINDA