quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

" O RABISCO DE DEUS " TOM HICKMAN





Ontem , lemos no  Jornal do Recife , um artigo de Fernando António Gonçalves ( pesquisador social )que achamos uma delícia.
Vamos tentar resumi-lo  embora saibamos que vai perder muita da sua graça. Mas como é bastante grande
 tem que ser.

QUASE UMA FRIA

Uma amiga minha , freira, setuagenária,incansável leitora de bons livros fazia mais um ano de vida e eu , como só gosto de presentear livros , resolvi dar uma pesquisada por alguns sites .
Num deles , meio apressado , deparei com o título
UM RABISCO DE DEUS de Tom Hickman , veterano jornalista , editor e ex-produtor da BBC, também autor de diversos textos , inclusivé um O SEGURANÇA DE CHURCHILL. 

Autorizei o envio via Sedex , abrindo o pacote para pôr uma dedicatória fraternal.

O susto que tomei foi do tamanho de um bonde .... O livro encomendado tinha um subtítuloO  Pênis da creação aos dias de hoje. Um trabalho de muita pesquisa. editado pela Bússola São Paulo , 2013, seguindo a classificação feita por Sófocles  "quem tem um pénis é estar acorrentado a um louco  ".E o autor em Rabisco de Deus , ressalta " a história do pênis proveniente da mitologia , das culturas universais, da religião , da literatura , da ciência, da medicina  e da vida contemporânea  , com seus altos e baixos - o macabro  e o apavorante, o engraçado e o triste -, tudo narrado com uma inteligência mordaz "
Trata-se de um livro não pornográfico, não imoral  a reproduzir em suas páginas uma reflexão de Leonardo da Vinci , génio da Renascença , escrito 500 anos atrás , sobre a relação entre o homem e o seu pênis 

" O Pênis tem acordos com a inteligência humana e às vezes demonstra uma inteligência própria, a qual um   homem deseja estimular , mas ele fica obstinado e segue seu curso... Eis porque se diz que essa criatura parece ter vida e inteligência separadas das do homem "

Bem. 
Entre bolos e guaranás contei o que me sucedeu á   minha amiga freira.
Pois bem 
Ela quis porque quis que eu lhe emprestasse o livro para ela , também  para  se inteirar do  assunto . 
Confesso que emprestei "


Aqui fica o nome do livro e do escritor.
Acreditamos que já ´deve ser possível adquiri-lo em Portugal.
O saber não ocupa lugar...., Não é ?
E porque há-de uma simpática freira , setuagenária , ficar melhor informada do que nós ?

Sem comentários: