sábado, 4 de janeiro de 2014

A MONOGAMIA TEM OS DIAS CONTADOS ?



 Para discutir o futuro da vida sexual e amorosa , a Revista do Expresso , convidou dois especialistas de diferentes gerações. Francisco Allen Gomes e Sandra Vilarinho. " Ele abriu a porta á investigação sexual em Portugal após o 25 de Abril. Ela é uma investigadora que mantém a discussão viva quase 40 anos depois . Ele tem 70 anos e continua a fazer terapia no seu consultório. Ela tem 40  é uma das investigadoras do inovador Sexlab.
Então :
Vamos comentar a entrevista ou vamos aconselhar a sua atenta leitura ?
Escolhemos   a última hipótese.
Dizemos desde já que nos obriga a pensar ...
Tem conceitos polémicos...opiniões que podem parecer absurdas mas....com as quais nós estamos em concordância .
" A monogamia tem os dias contados ".
Terá ?
" A.G- A monogamia tem os dias contados . Como dizia  o sociólogo Anthony Giddens , nos anos 90 : "O amor romântico é um amor exclusivo . O amor atual não é exclusivo , tem espaço para a infidelidade .Mas nós , terapeutas  sabemos que cada vez que isso acontece é o fim da macacada. Pode ser que daqui a 40 anos a regra seja outra :  -se uma maior liberdade dentro das relações entre duas pessoas " .
..................- Chegaremos lá  ?
A,G- não sei. Sinceramente não sei. Mas já viram que as únicas relações humanas que perduram são aquelas que não têm sexo ? ....................................................................................
Outra questão :
- Deixaremos de ter orientações sexuais ?
S. V. - Cada vez mais vai haver margem para tudo. Heterossexual, bissexual, homossexual, assexual, queer(?). No futuro estas definições vão deixar de ser uma preocupação...."

Que tal ?
Será que a nossa vida amorosa seria mais feliz daqui a 40 anos ?
Viveremos até lá ?
Quem sabe ?
E com o avanço louco da ciência será que aos 120 anos ainda os problemas do sexo constituirão uma preocupação para nós ?
VÁ.
Se compraram o Expresso não deixem de ler o referido artigo.
Aliás toda a revista nos transporta para o Futuro. 




1 comentário:

Anónimo disse...

NÃO CONCORDO. COMO É POSSÍVEL AMAR E TER VIDA INTIMA COM UM SEGUNDO PARCEIRO? OS HOMENS FAZEM-NO COM MUITA FACILIDADE, JÁ AS MULHERES SÃO DIFERENTES. CLARO QUE JÁ NÃO É O QUE ERA, MAS TAMBÉM VIVIA-MOS COM O PECADO EM CIMA, NEM TANTO NEM TÃO POUCO. ESTOU AQUI A PENSAR UMA QUANTIDADE DE QUESTÕES QUE NÃO VOU EXPOR. A SOCIEDADE COM TANTAS MODERNICES NÃO ASSIM TÃO FELIZ. A REALIZAÇÃO DA PESSOA ESTÁ EM A OUTRAS QUESTÕES, BEM MAIS DIFÍCEIS DE CONSEGUIR. RESUMIDO: NÃO CONCORDO, MAS NÃO REPROVAVA UMA AMIGA QUE SEGUISSE ESSA VIA, CADA UM FAZ O QUE QUER SEM MAGOAR TERCEIROS. LINDA