sábado, 14 de dezembro de 2013

MARIA ANTONIETA / FILME DE SOFIA COPPOLA

Ontem à noite , tivemos sorte.
Ao escolher o programa que devia ocupar o nosso serão demos com o lindo filme de Sofia Coppola - Maria Antonieta.
Quando da sua estreia a nível mundial, muito foi escrito acerca do modo como esta Maria  Antonieta foi encarada ..... Nós, conhecemos a realizadora e sabíamos que ela não pretendia dar-nos uma lição de História mas sim ,e talvez, de psicologia.
Uma mulher - Sofia - tenta compreender outra mulher - Maria Antonieta - raínha de França no século XVIII - e tenta justificar as suas atitudes.



Como interpretamos esta mulher ?

Vimo-la como se ela fosse do nosso tempo. Como se estivesse a ser retratada uma jovem deste século:
sedutora, leviana, sensível, sonhadora , maliciosa mas não depravada....... vaidosa e petulante mas extremamente meiga e dedicada.
Vem da sua terra , a Áustria,  para unir as duas coroas e consolidar o poder das duas ambiciosas  potências. Ignorávamos o tempo  que decorreu desde o seu casamento até á consumação do acto sexual. Parece que foram anos.... Só muito depois de ser rei é que o jovem monarca conseguiu avançar...pois a sua indiferença pela sua mulher era total. Apesar das tentativas da jovem ,Luís limitava-se a caçar, comer, dormir e dedicar-se ao seu passatempo preferido - chaves , fechaduras....Ferragens....
Homossexualidade ?
Não!
Pura indiferença.
A corte austríaca era profundamente diferente de Versalhes onde a etiqueta era levada ao mais inconcebível extremo.
Tudo se conjugou para o desfecho fatal :
Uma futilidade dominante , raiando o ridículo. Uma desilusão amorosa. Influências nefastas e escandalosas.Um luxo impossível de descrever.... Um rei apático  e sem ambições : - REI ? AINDA SOMOS TÃO NOVOS ....Quando o pai morreu ele devia ter 18 anos.

 
Sofia Coppola dá-nos a conhecer dois jovens que sempre foram amigos, cúmplices na sua total inconsciência, caminhando para um destino fatal sem terem a menor noção dos trágicos acontecimentos que iriam viver.
Dá que pensar.
Este filme pretende dar-nos uma visão da Revolução Francesa ?
Não é esse , segundo entendemos, o seu objectivo
 Dá  -nos   o retrato da Maria Antonieta  como a realizadora a viu. Nós conhecemos muitas das frases ditas por ela e que ficaram na História. Pois ela, emprega-as. Reconhecemo-las. 
Mas, nunca imaginamos um Luís XVI tão oco, vazio e sem a menor preparação para reinar...
Queremos ainda salientar que as causas políticas, sociais e económicas que levaram à queda do antigo regime estão todas aqui.
Por isso gostamos tanto deste filme. Não pretendendo fazer História Sofia Coppola fá-la.
E com uma estética, um bom gosto uma doçura invulgares.

Agora, compreendemos Maria Antonieta e deixamos de a encarar como sempre o fizemos.
Não.
Ela não era pervertida, obscena, imoral
Era inconsciente , volúvel, extremamente bem educada , meiga e dedicada.

Minhas amigas.
Este é um filme duma mulher para nós mulheres.
Se tiverem possibilidade não deixem de o ver.
Trata-se duma obra de extremo bom gosto e de profunda sensibilidade .E , deixa-nos pistas de reflexão :
- Se o homem com quem casou fosse diferente , se em lugar duma Versalhes maravilhosa mas totalmente vazia de valores ..... a História não teria sido diferente ?
Dizemos isto porque os gastos exagerados de Maria Antonieta sempre foram apontados como uma das principais causas da Revolução. Neste filme essa vertente é bem marcada. 
Bem. 
De 1789 a 2013 muitos anos passaram. Mas ainda é possível fazer leituras , umas mais profundas do que outras de um dos maiores acontecimentos da história mundial.
Nós ontem aprendemos a  compreender melhor Maria Antonieta. e Luís XVI

1 comentário:

Anónimo disse...

NUNCA VI A RAINHA ANTONIETA POR O PRISMA NEGATIVO, POIS ERA TÃO NOVA PARA CASAR E OBRIGADA COMO O ERAM AS MULHERES NESSES TEMPOS.PARA MIM CASAR SEM AMOR, ERA COISA QUE ME ASSUSTAVA. AÍ, AS MULHERES ABASTADAS, TIVERAM UMA CRUZ MUITO GRANDE. COITADA DA RAINHA ANTONIETA. LINDA