quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

DEMÊNCIA EM PORTUGAL


Demência em Portugal custa 4 mil milhões de euros.

" Em Portugal, 170 mil pessoas sofrem de demência . Em 2018 , serão mais de 250 mil ! "

Faziam ideia ?
Nós , não.
Mas esta manhã houve um acontecimento que nos alertou para esta realidade

 Saímos com a Linda e a Gigi do Holmes Place , após uma  espetacular sessão de Yoga  . O tema da nossa conversa eram os chapéus e a interpretação dos sonhos. " Porque teria eu sonhado com o princípe André de Inglaterra ...?perguntava uma . Os recalcamentos vieram à baila...a infância...os traumas.... a vida que se viveu como foi e como gostaríamos que tivesse sido...Enfim o normal bla bla....
A Linda despediu-se e seguiu o seu caminho . A   Gigi preparava-se para a nossa habitual foto quando..........
Acreditem que é verdade. Foi exatamente assim que se passou a cena incrível que vamos narrar :

Esperávamos que os trânseuntos passassem para não perturbarem a nossa pose quando.........................

Quando um indivíduo com  bom aspecto , muito bem arranjado , à volta de 40 anos se dirigiu  para nós :

- Por favor, As senhoras podem dizer-me uma coisa?.
Nem tivemos tempo  de reagir pois imediatamente disparou a pergunta :
- As senhoras sabem qual é o nome desta planta ?
Estávamos perto dum vaso enorme com uma grande planta que nós só  conhecemos por cacto.
Lá dissemos que o nome certo não sabíamos ...Só que era cacto....
- Mas qual é verdadeiro nome ?
Dizem que cura a psiorise .
- O nome?
  Não sabemos ....
Respondemos ambas hesitantes
Então o indivíduo exaltou-se e tratou-nos por burras etc e tal ...seguindo apressadamente o seu caminho não deixando de enaltecer  em voz sonora a nossa ignorância..



.A Gigi lá tirou as fotografias que aqui estão    e ambas dissemos:
- E esta ?
  Só pode ser louco.

Agora vimos que em Portugal há 170 mil dementes e acreditamos que esta manhã fomos abordadas por um deles
.
Linda, minha amiga.
Livrou-se de ser apelidada de


Deve estar na moda sermos mimoseadas com nomes  de animais pois, há alguns dias fomos abordadas também nessa rua  por um indivíduo que começou amavelmente por nos dizer :
- Por favor minha senhora
  Preciso de ajuda ....,,
Como não paramos a designação foi :
Sua .......

Mal por mal / preferimos burra.
Parece-nos mais meigo e menos ofensivo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Catita!

Anónimo disse...

A MINHA PALAVRA ERA: COITADINHO, É LOUCO. E ESTOU A LEMBRAR POR AÍ AO 15 ANOS VI UM RAPAZ VIRADO PARA A PAREDE A FALAR SÓ; COMO DESCONHECIA OS INTERCOMUNICADORES, AS MINHAS PALAVRAS FORAM: PADRINHO, COITADINHO É LOUCO? RISADA, LÁ ME DISSERAM O QUE ELE FAZIA, AGARRANDO-ME O BRAÇO, PORQUE ME PREPARAVA PARA LHE FAZER UM CARINHO. ELE DEVIA TER + OU - A MINHA IDADE. O INSULTO ERA MAIS UM, POIS EM SILÊNCIO MUITA GENTE POR AÍ ME VAI INSULTADO SEM DIZER UMA PALAVRA. LINDA