segunda-feira, 15 de abril de 2013

UM REENCONTRO

Quando criámos o nosso blogue hesitámos na escolha do nome. Acabámos por optar por Reencontros. Porquê?
Porque essa é uma das facetas mais marcantes da nossa vida.
Perder contactos
Reencontrar quem deixamos de ver,  após  muitos anos de ausência.
Hoje houve mais um desses acasos.
Feliz reencontro ?
Não.
Foi tão triste que pensar em quem hoje  encontrámos, tornou-se durante todo o dia , uma obsessão.
Meu Deus !
Como é possível, uma mudança tão grande ?

Eram 11horas.
Estávamos numa livraria do Centro Comercial Vasco da Gama, quando ouvimos :
- Não me reconheces ?
  Estou assim tão diferente ?

Olhámos para a senhora que nos interpelava com a certeza que ela estava enganada.
Não .
Não a conhecíamos ....
 Sou a Beatriz. A tua colega de Germânicas.
E também andámos juntas no Sagrado.

A Beatriz ?
A linda! A maravilhosa Beatriz , uma das primeiras a casar ?

A medo dissemos :
- Mudaste tanto, minha amiga. Realmente não te reconheci. Como tens passado ?  Lembro-me que casaste com um oficial da Marinha... Não foi ?  Como tem  sido a tua vida ?

- Como todas as vidas. Com altos e baixos. Divorciei-me do Henrique. Voltei a casar. Já enviuvei. Tenho dois filhos do segundo casamento. Três netos. Vivo só. Reformei-me e não sei como passar o tempo. Tive uma depressão...Uma grave depressão ....há dois anos. Ainda não estou bem.
Somos da mesma idade...não somos ?

De repente, como num filme recordámos  a história da Beatriz.

Menina de família , habitando uma casa apalaçada no Saldanha,  no nosso último ano antes da Faculdade viveu um romance tórrido  com alguém que era de estatuto social inferior . Os problemas  familiares eram constantes . Perseguições. Ameaças. Encontros fortuitos . Juras de amor eterno. Havia de tudo.....
Até que Beatriz deixou de ir às aulas.
Desapareceu.
Voltámos a encontrá-la na Faculdade , nas aulas de Psicologia ( que eram comuns ) e ela anunciou :
- Caso nas férias grandes. Mas não deixo de estudar. O Henrique passa muito tempo no mar e eu quero tirar Germânicas.

Alto lá

O amor fatal chamava-se António.....
O futuro marido Henrique....
Será que os pais venceram e ela acabou por capitular ?
 Na altura, alguém nos disse .
- Coitada da Beatriz. Os pais lá conseguiram dar-lhe a volta e ela separou-se do tal que a  esperava sempre à saída das aulas.. Ela chegou a fugir com ele....Uma história do século XIX!
Parece que vai casar..... Este é da Marinha....

Definitivamente , não encontrávamos nesta senhora enrugada , nada que nos fizesse lembrar a nossa colega de há 60 anos atrás. Da linda jovem apaixonada que ,assim que a campainha tocava ,corria desvairada ao encontro do seu amor , nada restava....
António......
Henrique......
Ela deve ter percepcionado as nossas lembranças pois , baixinho, disse :
- Estão todos mortos.
  Só eu ainda cá ando.

Havia lágrimas nos  olhos de ambas quando, sem palavras , nos  separámos.

2 comentários:

Anónimo disse...

`Há pessoas que se deixam perder e nós pensamos: vá lá, ainda há pior, que nem um ideal tem para se agarrar. Nem vontade para lutar, com tantos conhecimentos não sabe encontrar um que lhe alegre um pouca a vida. foi mesmo triste encontrar essa vida triste. Linda

Anónimo disse...

Good day! I know this is kinda off topic but I
was wondering which blog platform are you using for this site?

I'm getting sick and tired of Wordpress because I've had problems with hackers and I'm looking at alternatives for another platform. I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

my website: More Miniture Golden Retriever Stuff