quarta-feira, 22 de julho de 2020

PASSADO / PRESENTE / FUTURO


-A AVÓ ESTÁ MUITO "AMARRADA "AO PASSADO !
NÃO SE CONSEGUE LIBERTAR ?



COMPLICADO 
MAS 
CERTO !
O Padre António Vieira continua a ser um dos escritores preferidos pela avó .

JÁ LERAM O SERMÃO DA SEXAGÉSIMA ?


A sua atualidade é impressionante !

Ontem no nosso passeio / memória pela cidade de Lagos 
Passamos perto da Igreja de Santa Maria 


As noites da minha infância em que íamos passear para a Praça da Música .....
As missas a que muitas vezes ia com a minha mãe  e o pedido que em geral ela ouvia e depois contava , rindo , ás amigas :
- " Mamã , vamos embora porque o senhor está zangado  "

-Que Senhor ?

-Zangado ?

Tratava-se do sermão dito em voz estridente pelo velho padre , pois sermão que não era grandiloquente, não era considerado .
Nessa altura SERMÕES assustavam-me .
( Tudo o que era em  tom de zanga sempre me perturbou ....)
A única excepção são os sermões do Padre António Vieira que ainda hoje me fascinam .
Leiam 
Sermão de Santo António aos Peixes 
e
O da Sexagésima 

Compreenderão porque esta é uma das minhas referências


100% ACTUAL !
IMPRESSIONANTE !

PASSADO ?
IMUTÁVEL !

COMO ESQUECER O QUE VIVEMOS ?
RISOS, lÁGRIMAS, AMORES ?


EM CADA PASSO QUE DOU
UM ENCONTRO !

Sem comentários: